Início Mundo Piscina Tratamento de Piscina Água oxigenada para limpar piscina. Procede?

Água oxigenada para limpar piscina. Procede?

Água oxigenada na limpeza da piscinaDesde que começamos no universo da limpeza de piscinas, já vimos muita coisa. Encontramos quem limpa a borda da piscina com carbonato de sódio, já vimos gente utilizando o pré filtro da motobomba como dosador de cloro, vimos pessoas quem tratam da sua própria piscina utilizando unicamente o cloro e por aí vai…

Como diria minha mãe, “tem doido pra tudo”, não é mesmo?

Dentre todas estas coisas que já presenciamos, uma das mais interessantes é o uso da água oxigenada na limpeza da piscina.

Você já viu alguém usar água oxigenada para limpar a piscina?

Pois é disso que falaremos hoje! O uso do peróxido de hidrogênio na clarificação mágica da piscina.

Ficou curioso? Vem com a gente!

Água oxigenada

Peróxido de Hidrogênio na limpeza da piscinaTambém chamada de peróxido de hidrogênio, a água oxigenada é um composto químico que difere da água comum pela adição de um átomo de oxigênio. E é isto que explica o nome “água oxigenada“.

É muito comum em salões de beleza pois sua ação oxidante tem uma um efeito bem característico nos fios de cabelo. Quando alguém diz que vai descolorir o cabelo, provavelmente usará a tão falada água oxigenada.

Mas e na piscina? Pra que serve a água oxigenada?

Água oxigenada na piscina

A ideia por trás do emprego da água oxigenada na piscina é bastante controversa mas quem sabe usar diz que não há nada melhor.

Depois de uma série de notícias falsas, falsos gurus ensinando a limpar piscinas pela internet e toda esta montanha de conteúdo falacioso que encontramos na Internet hoje, é comum vermos gente usando a água oxigenada no lugar do cloro e isso é um erro crasso!

Na realidade, a água oxigenada tem um efeito maravilhoso na eliminação da tonalidade escura de piscinas com água rica em metais.

Metais na água da piscinaA foto acima mostra uma piscina com água rica em metais e é nítida a diferença entre a piscina marrom por metais e aquela verde pelo desenvolvimento de algas.

Em piscinas tomadas por algas, a água oxigenada não tem praticamente nenhum efeito. Nestes casos é melhor realizar o que recomendamos no nosso guia completo para eliminar algas da piscina.

Na pior das hipóteses, um tratamento de choque com cloro ou com algicida resolve o problema.

quando a água escura é de poço artesiano, a água oxigenada resolve como mágica!

Como aplicar a água oxigenada na piscina?

O uso dela é semelhante a qualquer outro produto químico líquido…

O primeiro passo é se equipar com luvas de proteção, óculos e todos os outros equipamentos recomendados para o manuseio de produtos químicos da piscina.

Depois, para ter certeza que a sua piscina realmente está com água rica em metais, faça o teste do copo.

Teste do copo para saber se a água contém metais

Metais decantados com a adição de cloro no copoEste teste na realidade verifica se há oxidação de metais.

  • Utilize um recipiente plástico, preferencialmente branco, para coletar água da piscina. Um copo descartável, por exemplo.
  • Adicione cerca de uma colher de cloro na água.
  • Aguarde aproximadamente uma hora
  • Verifique a cor da água para saber qual metal está presente na água.

A água pode mudar de cor ou apresentar sólidos decantados, dependendo da quantidade de cloro você colocar.

Se a água se apresentar amarelada ou marrom, indica a presença de ferro.

Se a água se apresentar verde ou azul escuro, indica a presença de manganês ou cobre.

Depois de identificar que há metais na água, teremos a certeza de que o peróxido de hidrogênio vai resolver a cor escura da piscina como mágica.

Só então, adicione 100 ml de água oxigenada 200 volumes para cada 1000 litros de água da piscina.

Com esta dosagem, você verá a escuridão sumindo aos poucos e com cerca de 5 minutos a piscina estará cristalina novamente.

VOLTO A LEMBRAR: Só funciona para piscinas com problema de metais na água! Não funciona para piscinas com a água esverdeada!

Um pouco sobre a parte técnica da água oxigenada no tratamento de piscinas

O Peróxido de Hidrogênio é um produto que possui efeito algicida mesmo não contendo cloro, apresenta propriedades antimicrobianas e sanitizantes, e, por isso, é indicado para desinfecção da água da piscina eliminando algas e matéria orgânica.

Antes da aplicação do peróxido de hidrogênio o pH da piscina deve ser regulado em torno de 7.4

Para cada 1.000 litros de água, utilize no máximo 100ml de Peróxido de Hidrogênio sempre com o filtro em funcionamento. Se possível, aguarde cerca de 8 horas pela decantação e aspire o fundo da piscina.

O peróxido de hidrogênio não deve ser usado em conjunto com o cloro pois o resultado é o esverdeamento total da piscina!

O cloro só pode ser usado na piscinas depois de uma semana sem adicionar água oxigenada!

O Peróxido de Hidrogênio tem um poder oxidante superior ao do ácido hipocloroso mas não tem um poder desinfetante tão bom.

Ele pode ser usado em conjunto com tratamentos isentos de cloro, por exemplo: desinfecção ultravioleta, ozônio, etc.

Bom, é isso aí! Espero que você tenha gostado da dica!

Para saber mais sobre a limpeza de piscinas com água rica em metais, acesse:

Qualquer dúvida que permanecer, fale com a gente através do campo de comentários logo abaixo! E considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀

O conteúdo desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Favor inserir seu comentário!
Favor inserir seu nome aqui.