Início Mundo Piscina Tratamento de Piscina Clarificando a água de sua piscina

Clarificando a água de sua piscina

Água da piscina leitosa, opaca ou esbranquiçadaQuem trabalha no setor de piscinas sabe que clarificar a água é uma das tarefas mais presentes no dia a dia.

A água da piscina pode, por várias razões, adquirir aparência leitosa, opaca, esbranquiçada e sem brilho…

Veja nosso texto onde falamos exclusivamente sobre a água com estas características: “Água da piscina leitosa, esbranquiçada, opaca? O que fazer?“.

Talvez o principal motivo que contribui para a água da sua piscina estar opaca e sem brilho é a presença de partículas em suspensão.

É um problema que nos remete diretamente ao tratamento físico da piscina.

O trabalho de clarificar a água da piscina

Clarificante para piscinaPara eliminar partículas em suspensão e tornar a piscina cristalina novamente, utiliza-se o floculante, também chamado de decantador ou clarificante.

Este tipo de produto tem como objetivo aglomerar as partículas em suspensão para facilitar sua retirada, seja pela filtração da piscina ou pela aspiração do fundo.

Em casos de turbidez mais acentuada não compensa tentar clarificar a água. Nestas situações partimos para a decantação na piscina.

As funções do clarificante da piscina

O clarificante também é chamado de decantador e não é atoa!

O que acontece é que se utilizarmos uma quantidade pequena, ele age como clarificante aglutinando as partículas mas sem a intensidade necessária para lavá-las para o fundo da piscina.

Nesta quantidade ele é útil pois torna possível a retenção de partículas pequenas no filtro da piscina. Daí vem um outro nome pelo qual é chamado: auxiliar de filtração.

Quando aplicamos o clarificante visando esta função, o filtro da piscina deve permanecer ligado!

Quando utilizamos o clarificante numa dosagem maior, ele age como decantador aglutinando as partículas de sujeira e depositando-as no fundo da piscina.

Decantador para piscinaNesta conjuntura, o filtro da piscina deve permanecer desligado até que toda a sujeira vá para o fundo e depois de tudo decantado basta aspirar estas impurezas.

É importante lembrar que, para clarificar a água da piscina é imprescindível medir e ajustar o pH, a alcalinidade e o cloro!

Lembre-se da importância do controle do pH da piscina e também da importância de controlar a alcalinidade da piscina.

Confira também nossa dica para manter a piscina cristalina.

Para não ter que se preocupar mais com clarificar a água de sua piscina, conte com uma empresa especializada em limpeza de piscinas e fique tranquilo!

Como sempre dizemos: a limpeza da piscina não é um bicho de sete cabeças, contudo, demanda tempo e dedicação.

Esperamos que tenham gostado do artigo e se ficou alguma dúvida você pode usar o campo de comentários logo abaixo, ok?

Adicione nosso site em seus favoritos e se quiser passar a palavra adiante, compartilhe nas redes sociais!

O conteúdo desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.

Receba dicas e novidades grátis no email

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Favor inserir seu comentário!
Favor inserir seu nome aqui.