Início Mundo Piscina Dúvidas Frequentes De quanto em quanto tempo devo adicionar os produtos na piscina?

De quanto em quanto tempo devo adicionar os produtos na piscina?

Recebemos, esta semana, uma pergunta que é super recorrente e por isso resolvemos falar sobre a periodicidade da adição dos produtos químicos na piscina.

Quem fez a pergunta foi a Neide e ela disse o seguinte:

de quanto em quanto tempo, devo colocar cloro, algicida, clarificante, redutor de PH, e outros produtos na piscina?

Para saber de quanto em quanto tempo deve-se colocar os produtos na piscina, primeiro é preciso entender pra que serve cada um deles! Vamos por partes…

Quando se usa cada produto da piscina?

O cloro é usado sempre que houver a necessidade de elevar o cloro livre na água.

O algicida pode ser de dois tipos:

  1. O algicida de manutenção deve ser usado uma vez por semana no período chuvoso e quando não estiver chovendo você pode usar somente quando houver o risco da piscina ficar verde.
  2. O algicida de choque deve ser usado somente na piscina completamente verde, já tomada por algas.

O clarificante deve ser usado sempre que a água da piscina apresentar sólidos em suspensão e o seu filtro for capaz de removê-los. Na prática, é o mesmo que dizer que ele deve ser usado sempre que a piscina se apresentar levemente sem brilho, no início do processo de turvação.

O decantador, ou o clarificante na dosagem de decantação, deve ser utilizado sempre que a quantidade de sólidos em suspensão na piscina for maior do que a capacidade de retenção do filtro. Na prática, para piscinas residenciais, o decantador é usado sempre que se planeja fazer a aspiração do fundo da piscina, especialmente se a água estiver leitosa, esbranquiçada, opaca ou turva.

O sulfato de alumínio segue a mesma regra dos decantadores, com a ressalva de que ele não pode ser utilizado com o filtro na posição FILTRAR, ok?

Lembrando também que não recomendamos o seu uso e já explicamos o porquê. Se quiser conferir, acesse: Porque não usar Sulfato de Alumínio na piscina?

O redutor de pH deve ser usado sempre que o pH da piscina estiver acima do patamar ideal. Conforme falamos no nosso infográfico com os parâmetros de uma piscina balanceada, este valor é em torno de 7,2.

Dos outros produtos, falaremos numa publicação mais adiante.

Agora vamos responder à questão…

De quanto em quanto tempo se usa cada produto da piscina?

Cuidados com os produtos químicos para piscinaSeguindo a ordem da pergunta, vamos primeiro ao cloro:

De quanto em quanto tempo se usa o cloro na piscina?

Hipoclorito de Cálcio para piscinasO cloro precisa ser adicionado de acordo com a velocidade com a qual ele é consumido. Se sua piscina consome pouco cloro, ou seja, você coloca cloro hoje e daqui 5 dias o cloro ainda está lá, não precisará adicionar cloro diariamente.

Para saber exatamente quando colocar cloro na piscina, é preciso medir o teor de cloro livre atual.

Se o valor encontrado estiver abaixo de 1 PPM, é hora de adicionar mais cloro.

Se o valor estiver acima de 1 PPM, pode aguardar um pouco mais e voltar a medir novamente.

Na prática, a cloração deve ser diária em piscinas residenciais. Piscinas coletivas muitas vezes precisam de cloro mais de uma vez por dia para assegurar que o nível do cloro se manterá dentro do ideal durante todo o período de uso da piscina.

De quanto em quanto tempo se usa o algicida de manutenção na piscina?

Aqui a resposta pode ser mais direta pois é mais simples:

O algicida de manutenção deve ser usado uma vez por semana em piscinas residenciais.

Só é bom evitar adicionar o algicida no mesmo momento em que se fez a cloração. Se você colocou cloro agora, aguarde pelo menos 12 horas para adicionar o algicida pois a união dos dois produtos pode manchar o revestimento da piscina.

Algicida de choqueDe quanto em quanto tempo se usa o algicida de choque na piscina?

Outra resposta direta:

O algicida de choque deve ser usado somente quando a piscina estiver completamente verde.

É o que chamamos de tratamento de choque com algicida.

De quanto em quanto tempo se usa o clarificante na piscina?

O clarificante deve ser usado toda vez que a piscina estiver levemente turva.

Sempre que encontrar a piscina leitosa, opaca, sem brilho, é melhor realizar uma decantação. Mas se a situação não estiver tão crítica, é possível fazer a clarificação da piscina utilizando clarificante.

De quanto em quanto tempo se usa o decantador na piscina?

O decantador deve ser usado toda vez que a piscina estiver muito turva, esbranquiçada, opaca, leitosa.

Nestas situações, a decantação é a melhor opção.

Na prática, o que vemos é o seguinte: se o seu conjunto filtrante não for superdimensionado, ou se já estiver na hora de fazer a troca da areia do filtro, é inevitável que o decantador seja usado semanalmente para garantir uma piscina cristalina.

De quanto em quanto tempo se usa o sulfato de alumínio na piscina?

O sulfato de alumínio também deve ser usado quando a piscina estiver muito turva, esbranquiçada, opaca ou leitosa.

Caso ela permaneça assim mesmo depois do uso do sulfato, recomendamos deixar os parâmetros químicos da piscina balanceada e realizar uma oxidação com cloro.

De quanto em quanto tempo se usa o redutor de pH na piscina?

Aqui também a resposta é simples:

O redutor de pH deve ser usado toda vez que o pH da piscina estiver acima de 7,6.

Dicas adicionais

  • Antes de usar qualquer produto químico, leia atentamente o modo de usar que normalmente estão na própria embalagem;
  • Nunca misture os produtos químicos. Eles devem ser usados sempre separadamente e, algumas vezes, respeitando-se um intervalo entre as utilizações;
  • Na dúvida, procure um profissional. O manuseio de produtos químicos da piscina pode trazer riscos;
  • Utilize sempre os equipamentos de proteção individual para utilizar o cloro e todos os outros químicos da piscina.

Veja também:

Esperamos que agora tenhamos respondido às suas questões referentes à periodicidade da cloração e também as dúvidas relacionadas ao melhor momento para usar cada um dos produtos químicos da piscina.

Dúvidas como “de quanto em quanto tempo devo usar tal produto” são sérias pois a falta e o excesso de produtos químicos podem causar sérios danos à saúde dos usuários da piscina.

Quando o produto em questão é o cloro, o problema é ainda mais sério. Veja os riscos de uma piscina com muito cloro.

Se ficou alguma dúvida, fale com a gente através do campo de comentários. E considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀

O conteúdo desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.

Receba dicas e novidades grátis no email

6 COMENTÁRIOS

  1. Estou construindo piscina de 8,6 x 4 x 1,4 e 50.000 L de água. Qual o perigo de colocar bomba escorvante acima do nível da água?

    • Não há risco algum, Augusto.
      Com o tempo vai perceber que este tipo de instalação demanda um pouco de habilidade do utilizador da piscina mas é super tranquilo. Ela só não responde tão rápido como uma motobomba que trabalha abaixo do nível da água. Sempre que acioná-la, ela demorará um tempo com o ar presente na tubulação.
      Qualquer dúvida que permanecer, fale com a gente! E considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀

  2. Antes de mais venho de descobrir vosso site e parabéns uma maravilha. minha questão é a seguinte vou instalar uma piscina de superfície 300×120 só para férias tipo 2 semanas de uso por ano, tenho que ter todos esses cuidados de control? Que conselho me dariam para o bom funcionamento da piscina? Grato pela ajuda. Abraço

    • Obrigado pelo prestígio, Nelson! Nosso objetivo é ajudar as pessoas!
      Quanto à sua questão, depende do que você chama de “piscina de superfície”. Se ela puder permanecer vazia ao longo deste período, acredito que seja uma boa opção já que a utilização será assim tão pontual. Caso não seja possível, ou você não queira, sugiro contar com uma capa de proteção para impedir a entrada de impurezas. Dependendo de como ela é instalada, é possível impedir quase 100% das sujeiras. Além disso, ainda é possível automatizar o tratamento com geradores de cloro, desinfecção ultravioleta ou geradores de ozônio. Tudo depende de qual caminho você quer seguir, entende?
      Se ficar alguma dúvida, fale conosco! E considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀

    • A resposta para este tipo de pergunta é sempre “depende”, Sra. Maria. O motivo é simples: uma piscina limpa e já clorada provavelmente não precisará de muito cloro. Uma piscina limpa mas que ainda não recebeu a cloração diária provavelmente precisará de um pouco de cloro. Já uma piscina suja provavelmente precisará de mais cloro ainda. Em outras palavras: antes de saber quanto de cloro deve colocar, avalie os parâmetros químicos e a situação da piscina como um todo. Como um bom ponto de partida, recomendo que utilize pelo menos 4 gramas para cada mil litros de água. Deixe a piscina filtrando por pelo menos uma hora e volte a medir para certificar-se de que a quantidade de cloro foi suficiente. Qualquer dúvida que permanecer, fale com a gente aqui mesmo no campo de comentários.
      E considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Favor inserir seu comentário!
Favor inserir seu nome aqui.