Início Mundo Piscina Tratamento de Piscina A dureza da água da piscina

A dureza da água da piscina

Já falamos de todos os principais parâmetros químicos que se deve controlar numa piscina. Falamos sobre a importância do controle do pH, falamos sobre a importância do controle da alcalinidade, falamos do cloro livre e do cloro combinado. A má notícia é que, além da alcalinidade, do pH e do cloro livre, existe um parâmetro que pode jogar todo o trabalho por terra: a dureza da água, também chamada de dureza de cálcio ou dureza cálcica.

Como sempre, vamos começar bem do início…

O que é dureza cálcica?

Estojo de medir a Dureza de CálcioA dureza cálcica (DC), também chamada de dureza de cálcio, ou simplesmente de dureza da água, é uma medida que nos mostra a quantidade de sais de cálcio dissolvidos na piscina.

É um parâmetro que, assim como a alcalinidade e o nível de cloro livre, tem como unidade de medida o PPM (Partes Por Milhão).

Por que controlar a dureza da água da piscina?

É importante manter a dureza da água da piscina sempre sob controle pois em determinadas situações ela pode deixar a piscina opaca, turva e, em casos extremos, gerar incrustações de cálcio nas superfícies.

Quando o pH da piscina está mais alto do que o ideal, acima de 7,6 por exemplo, os sais de cálcio podem “se combinar” com a alcalinidade e formar compostos insolúveis. Estes compostos retiram o brilho da água inicialmente mas podem deixá-la completamente turva com algum tempo.

E se a dureza da água estiver alta?

Quando a dureza se encontra acima do valor ideal, chamamos a água em questão de água dura. Águas duras dificultam a ação do cloro e podem ser extremamente difíceis de tratar, já que o terceiro pilar do tratamento, a desinfecção, está diretamente prejudicado.

Como se não bastasse, a água dura também pode provocar a precipitação de insolúveis na água que geralmente aparecem como um pó branco no fundo da piscina bem como nas tubulações e nos equipamentos.

E se a dureza da água estiver baixa?

Quando a dureza se encontra abaixo do valor ideal, chamamos a água em questão de água mole. Águas moles podem ter problemas de corrosão de metais e materiais que contenham cálcio em sua composição: rejunte, cimento, cal, gesso e etc.

Fita teste para Dureza de CálcioQual o valor ideal da dureza da água da piscina?

Podemos determinar o valor correto para a dureza da água de uma maneira simplista e da forma correta.

Forma simplista

Determinamos de maneira grosseira que a dureza da água deve ficar entre 200 e 400 PPM.

Em outras palavras, qualquer que seja o valor que você encontrar nesta faixa está OK para a dureza da água.

Forma correta determinar o valor ideal da dureza de cálcio

A dureza da água da piscina deve completar seu equilíbrio em alinhamento com o pH e com a alcalinidade total.

Falamos grego, não?

A gente concorda que é um pouco complicado mas vamos tentar explicar…

Acontece que a dureza da água varia de piscina para piscina e de situação para situação.

Para encontrar o valor ideal da dureza da água da sua piscina, segue o passo a passo e o gráfico para consulta:

  1. Calcular a dureza da águaMeça e corrija o pH da piscina.
  2. Meça e corrija a alcalinidade da piscina.
  3. Por fim, meça a dureza de cálcio da piscina.
    Com todos os três valores em mãos, faça uma reta que passe pela alcalinidade total e pelo valor do pH encontrados. Prolongue esta reta até que ela passe pela linha da dureza de cálcio. No ponto onde sua linha cruzar com a linha da dureza você encontrará o valor máximo para sua piscina. Se o valor encontrado estiver dentro da faixa ideal, entre 200 e 400 PPM, faça a comparação com o valor obtido na sua medição e verifique se é necesário abaixar ou elevar a dureza.
    Se a dureza apontada pela reta que você fez estiver fora da faixa ideal, de 200 a 400 partes por milhão, use o gráfico para ver o que é mais viável de ser corrigido.

Algumas vezes, é melhor diminuir o pH da água do que elevar a dureza de cálcio

Alterando a dureza de cálcio da piscina

Se a dureza estiver baixa

Se a dureza estiver baixa, ou seja, se sua água estiver mole, basta adicionar um produto específico chamado “Elevador de Dureza Cálcica”. É basicamente composto por cloreto de cálcio e age em pouco tempo depois de adicionado à piscina.

Se a dureza estiver alta

Neste caso a situação requer uma dose de planejamento pois a única forma de reduzir a dureza da piscina é substituindo uma parte da água. Dificilmente será necessário este tipo de atitude já que a água da piscina, quer você queira ou não, está sempre sendo reposta. Desde a água que evapora até mesmo na perda das retrolavagens, há sempre a necessidade de repor a água, o que contribui para a manutenção da baixa dureza de cálcio da água.

Normalmente a água fornecida pelas companhias de tratamento vem com uma dureza baixa o suficiente para que, com a própria reposição normal de água que evapora, que é usada na retrolavagem, a piscina já se mantém com a dureza suficientemente baixa.

Em última instância, se não houver nenhuma outra alternativa, sugerimos substituir de 5 em 5% a água da piscina. Se sua piscina possui 100 metros cúbicos de água, drene 5000 litros, reabasteça com água tratada e faça a medição novamente.

Isto é tudo sobre a dureza da água

Esperamos que você tenha gostado deste nosso conteúdo sobre a dureza de cálcio na piscina.

Lembrando que a dureza da água é somente um dos parâmetros que precisam de controle e que este controle é apenas um dos pilares para uma piscina saudável.

Confira nosso manual passo a passo para tratamento de piscinas e não deixe de ler nossa série com os três pilares para uma piscina saudável:

Para sanar qualquer dúvida que tenha permanecido, use o campo de comentários logo abaixo! Respondemos com o maior prazer e a comunidade agradece!

O conteúdo desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.

7 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite. Sou de Manaus, terminei a obra da minha casa e agora estou cuidando da minha piscina. Amigo em Manaus ninguem tem Elevador de Dureza Cálcica, minha piscina está sem sujo, mas meio turva, ela tem 20 m3, PH esta 6,8, Cloro Livre em 2, Alcalinidade em 40 e a Dureza Cálcica em 0. Na calculadora da Genco, me instrui a colocar 2.7Kg de pH CERTO GENCO e 6.0 Kg de Gencálcio GENCO, então amanhã cedo vou comprar o elevador de pH, mas o que faço para elevar a Dureza Cálcica se ninguem tem em Manaus este produto nem mesmo o Cloreto de Cálcio. O que posso fazer? Gostaria muito de usar a piscina amanhã.

    • Boa noite, Silvestre!
      Sinceramente eu acredito que é possível manter a piscina cristalina e saudável sem se preocupar com a Dureza. No seu caso, esta turbidez provavelmente se deve à falta de oxidação decorrente do pH baixo e da Alcalinidade Total baixa. Regule estes dois parâmetros e verá que a água se mostrará cristalina já no próximo dia.
      Qualquer dúvida que permanecer, fale com a gente! E considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀

  2. Minha piscina cria muita alga no azulejo mesmo depois de usar algicida choque e escovar, será que tem algum parâmetro errado.?

  3. A minha piscina esta um cristal, mar forma pó no fundo A dureza esta dentro O q fazer . O q falta

  4. Cotação para modernização de aquecimento de piscina – Ed. Bariloche
    Rua Jacaracanga 157 – Vila Formosa

    Solicito orçamento para fornecimento e instalação de sistema de aquecimento de piscina
    Sistema : Bomba de calor ou trocador de calor – preferencialmente com certificação Procel de consumo de energia ou similar
    Dados para elaboração do orçamento
    Piscina adulto 6,00 x 12,00 x prof. Variável de 1,10 a 1,50 = Volume = 95 m3
    Piscina infantil 4,90 x 4,3 prof. 0,50 Volume = 10 m3
    Volume total para aquecimento 105m5

    No orçamento deve estar incluído as adequações hidráulicas necessárias para atendimento do aquecimento simultâneo das 2 piscinas, necessário visita para constatação das instalações locais e verificação dos eventuais ajustes.

    Visita Agendar com Sr. Devanir – Zelador Fone 995640490 ou Portaria 2674 0786
    Data de retorno para fechamento da equalização : 28/09
    Contratação 02/10 inicio imediato , informar na proposta o prazo de execução e os dados energéticos de consumo

    Grato

    Wanderley Veronesi – Sindico

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Favor inserir seu comentário!
Favor inserir seu nome aqui.