Início Mundo Piscina Dúvidas Frequentes É perigoso usar a piscina durante a chuva?

É perigoso usar a piscina durante a chuva?

Uma das principais preocupações dos pais enquanto os filhos usam a piscina é com a aproximação da chuva, afinal de contas, dizem que não se pode nadar na chuva

Mas na realidade, é seguro nadar nos dias chuvosos? E enquanto a chuva está forte, é seguro permanecer na piscina?

Se sim ou se não, por quê?

Hoje vamos te mostrar o que é realidade e o que é mito quando se trata de nadar durante temporais.

As piscinas e os raios

É perigoso usar a piscina durante a chuva?Nosso país é o alvo de muitos dos raios que acontecem no planeta. O clima quente e a recorrente umidade alta contribuem para a formação das nuvens que normalmente provocam tempestades de raios.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2% das mortes por raio no planeta acontecem em território brasileiro. Dentre estes incidentes, mais de 40% ocorrem durante os meses do verão e dois terços destes ocorrem ao ar livre. Em outras palavras: no Brasil é preciso se cuidar durante toda e qualquer tempestade!

Os raios e os mitos

Dito isso, é preciso ter a clareza de identificar que as piscinas não atraem raios. O mesmo vale para facas, tesouras, espelhos, próteses humanas, e quaisquer outras coisas que não sejam metálicas e constituam uma haste apontada para o céu!

Tudo isso é mito!

Na realidade, a piscina por si só é até pouco provável que seja atingida, afinal, exceto as piscinas de cobertura, elas geralmente ficam no solo e o raio tende a partir para locais mais altos.

Muita gente diz que o próprio corpo humano atrai os raios e isso também não passa de uma lenda urbana. Existe uma variação desta lenda que diz que o raio é atraído especialmente por pessoas com pinos metálicos no corpo, marca-passo e outras peças de metal inserida cirurgicamente.

Isso também não é verdade!

Os raios e seus reais perigos

Raio na piscinaApesar de todas estas lendas, a água é uma excelente condutora de energia elétrica. Isso significa que, caso o raio atinja as proximidades, ele poderá atingir o usuário que estiver em contato com a piscina.

Na realidade, as chances de ser atingido por um raio na piscina aumentam mas devido a um outro ponto… O que acontece é que, quando estamos na piscina, a parte mais alta daquele local pode acabar sendo a parte do nosso corpo que está pra fora da água e, como dissemos, este pode acabar sendo o alvo do raio.

Então é perigoso ficar na piscina na chuva com tempestade?

Como dissemos no início do texto, o Brasil é conhecido por ser alvo de uma grande quantidade de raios e ficar ao ar livre também é sabidamente uma atitude arriscada durante chuvas com raios.

Quem utiliza a piscina durante a chuva tem ao seu redor, uma área de pelo menos 500 metros que, se atingidos, poderão levar a descarga elétrica para dentro da piscina. Se o raio passar pela piscina, todos que estiverem nadando poderão sofrer paradas cardíacas e respiratórias.

Respondendo diretamente a questão…

Sim, é perigoso continuar na piscina durante a chuva com raios!

O que fazer se cair raios perto da piscina?

Caso aconteça de você permanecer na piscina e perceber que os raios começaram a cair, saia imediatamente da piscina, calce chinelos ou tênis e abrigue-se dentro de casa.

Nunca fique ao ar livre na tempestade e muito menos embaixo de árvores!

A influência da chuva na piscina

Já falamos bastante acerca da influência da chuva na piscina e fizemos até um vídeo acerca do assunto:

Isto é tudo sobre a chuva e a piscina. Quanto aos raios, esperamos que tenha ficado claro que, apesar de todos os mitos, é sempre bom ser cuidadoso com o uso da piscina durante as tempestades!

Usar a piscina na chuva não é a atitude mais segura, apesar de também não ser o fim do mundo na maior parte das situações uma vez que, via de regra, sempre há algum ponto mais alto que pode servir de para-raios para o ambiente da piscina.

Então, divirta-se, mas, sobretudo, pense na sua segurança ao usar a piscina durante a chuva, especialmente as chuvas com descargas elétricas!

Se ficou alguma dúvida, fale com a gente através do campo de comentários. E considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀

O conteúdo desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.

Receba dicas e novidades grátis no email

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Favor inserir seu comentário!
Favor inserir seu nome aqui.