Início Tipos de tratamento de piscina Ionizador para piscina É possível substituir o cloro pelo Ionizador?

É possível substituir o cloro pelo Ionizador?

Muita gente pergunta sobre a obrigatoriedade do uso do cloro na piscina e na maior parte das vezes é porque já pensa em substituir o cloro pelo Ionizador.

Parar de usar o cloro na piscinaVemos que tem muita gente querendo parar de usar o cloro na piscina e instalar um Ionizador pois tem muita gente trabalhando com tratamento mesmo sem entender absolutamente nada do passo a passo para a limpeza da piscina. Se quem limpa a piscina não sabe o que está fazendo, uma série de problemas podem ocorrer e vários deles são, equivocadamente, associados ao uso do cloro na água.

É o caso do cheiro de cloro na piscina, que é causado pela falta do cloro e não pelo seu excesso. É o caso da ardência nos olhos, que é causada pelo descontrole do pH da piscina, e não pelo cloro (ainda que também pode ser causado pelo excesso de cloro).

Mas voltando à pergunta:

Posso substituir o cloro da piscina pelo Ionizador?

Antes de te contar, vamos fazer uma breve comparação entre o uso do cloro na desinfecção da piscina e o uso do gerador de íons. Depois deste comparativo você mesmo vai saber se pode ou não deixar de usar o cloro com o gerador de íons na piscina.

A ação do Ionizador na piscina

Chamamos de Ionizador o equipamento que, instalado na casa de máquinas da piscina, gera íons de cobre e prata e os insere na tubulação para agir nas impurezas da piscina.

Funcionamento do ionizadorEstes íons realmente eliminam algas e bactérias da piscina deixando-a absolutamente cristalina sem muito esforço.

Eles são capazes de eliminar inclusive os vírus presentes na piscina!

Mas então eu posso eliminar o cloro e passar a usar somente o ionizador?

A triste notícia é que a limpeza da piscina não se dá somente com a prevenção do desenvolvimento das algas, bactérias e vírus. Utilizando somente o ionizador dificilmente você vai ver a água da piscina esverdeada mas também não vai estar segura para banho.

Como assim?

O que acontece é que os íons de cobre e prata gerados pelo Ionizador não possuem nenhuma ação oxidante e, por isso, não eliminam certas impurezas que, mesmo não alterando o visual da piscina, a deixam imprópria para o uso.

Isso nos faz entender que, infelizmente, não é possível parar de usar o cloro só porque instalou um ionizador na piscina.

Instalar ou não instalar o Ionizador?

Ionizador para piscinaContudo, se você tem a possibilidade de instalar um sistema de geração de íons na sua piscina, vá em frente! Instale sem pensar duas vezes!

O Ionizador representa um salto gigantesco na qualidade da água da piscina uma vez que elimina as algas que chegam através do vento, das chuvas e etc.

Seu melhor lugar é como sistema auxiliar de desinfecção e assim pode reduzir em quase 100% o uso do cloro. QUASE!

Se sem o Ionizador o nível de cloro livre tem que ser mantido em 2 PPM, com o gerador de íons a piscina pode ser mantida com apenas 0,5 PPM de cloro livre e estará absolutamente linda e pronta para o uso. Lembre-se: com Ionizador a oxidação do cloro continua sendo importante para manter a água sempre cristalina e saudável.

Esperamos que sua dúvida esteja respondida e que, de agora em diante você consiga explicar para qualquer pessoa que perguntar se é possível parar de usar cloro para usar o Ionizador.

Se ficou alguma dúvida, utilize o campo de comentários para falar com a gente. E se acha o nosso trabalho aqui legal, considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀 Desde já agradecemos de coração!

O conteúdo desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.

Receba dicas e novidades grátis no email

11 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde. atendo a piscina de que possui 1.100,000 um milhão e cem mil litros de agua. No verão chega a ter 150 banhistas dentro da piscina. O ionizador resolveria ou seria eficiente em uma piscina deste porte? O Presidente não quer usar mais cloro. Quais são as impurezas que, deixam a agua imprópria para o uso.

    • Boa tarde, Diomedes!
      O ionizador pode ser uma solução para sua piscina sim. Contudo, é sempre bom lembrar que ele não funciona absolutamente sem cloro. Uma pequena quantidade de cloro deve ser mantida especialmente em piscinas coletivas, ok?
      Pode ser usado um gerador de ozônio também. Em piscinas deste porte o ideal é sempre confiar em mais de um processo de desinfecção, como os íons e o cloro, por exemplo.
      Qualquer dúvida que permanecer, fale com a gente! E considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀

  2. Olá, gostaria de saber a diferença do ionizador e ozonio panzon, estou construindo minha primeira piscina de alvenaria terá 29m3, gostaria de saber qual é mais indicado. Obrigado.

    • São tecnologias diferentes, Marcelo. O ozônio é COMPLETAMENTE diferente dos Ionizadores. Quanto à indicação, é um assunto subjetivo, logo, prefiro fornecer as informações e deixar que os usuários escolham. Contudo, devo escrever sobre estas diferenças em breve, ok?
      Qualquer dúvida específica que permanecer, fale conosco! E considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀

  3. Agradeço a excelente explicação sobre os benefícios de instalar Ionizador na piscina. Estarei pesquisando as empresas representantes deste produto. Caso tenham alguma dica, favor enviar.

  4. Gostaria de saber se é verdade que o cloro não deve ser colocado na piscina quando há sol, para que não se volatilize rapidamente. Com sol fraco ao entardecer, estaria OK?

  5. Tenho mantido a piscina limpa usando as dicas do site. Obrigada por proporcionar isso! Tenho uma piscina com ionizador, fiz a bobagem de deixar um tempo sem cloro e tive problemas! Lição aprendida.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Favor inserir seu comentário!
Favor inserir seu nome aqui.