Início Mundo Piscina Filtro e Bomba de piscina Qual filtro é melhor: o de areia ou de pano?

Qual filtro é melhor: o de areia ou de pano?

A pergunta do título é uma das que mais recebemos aqui e não é à toa. Com o aumento do poder de compra do brasileiro na última década, vimos um aumento gigantesco do número de pessoas comprando piscinas infláveis e piscinas de montar. Com isso, o número de piscinas com filtros de pano também aumentou nitidamente.

Grande parte das pessoas que querem saber se o filtro de pano é bom são pessoas que já compraram a piscina com ele.

Apenas uma pequena parcela das pessoas que nos perguntam qual é o melhor filtro são proprietários de uma piscina com filtro de areia.

Este texto vai servir também para você que está pensando em construir uma piscina atualmente. Na hora de comprar o filtro, é importante ter esta resposta na ponta da língua:

Afinal, qual filtro é melhor?

Vamos dar uma olhada nas opções existentes…

As opções de filtro existentes

São inúmeras as alternativas de filtros disponíveis no mercado. Você pode escolher entre filtros de diferentes marcas e modelos.

Existem filtros de areia, filtros de zeolita, filtros de pano e também filtros de cartucho. Cada um possui pontos positivos e pontos negativos.

No final das contas, o que vai importar mesmo é o conjunto de características da sua piscina.

Tendo isso em mente, vamos te mostrar como funciona um filtro de areia e como funciona um filtro de pano e, posteriormente, te dar algumas ideias para melhorar a performance da filtração da sua piscina.

Entendendo o sistema de filtragem

O filtro da piscina é o equipamento responsável pelo trabalho pesado. É o filtro que retém as impurezas suspensas na água e confere à piscina aquele aspecto cristalino, transparente.

Na prática, o filtro realiza grande parte do tratamento físico da água e deixa o tratamento químico da piscina para os produtos.

Independente se o filtro é de areia ou de pano, a filtração ocorre de forma semelhante.

A água entra pelo ralo de fundo ou pelo skimmer da piscina e, através da tubulação, vai para o filtro. No filtro, ela passa através do elemento filtrante (que pode ser areia, pano ou outras coisas) e retorna filtrada para a piscina.

Sistema de FiltraçãoSe você não sabe quanto tempo deve filtrar a piscina, já falamos num outro texto mas, se não quiser passar lá, segue:

O tempo de filtração da piscina deve ser igual ou superior ao tempo que sua motobomba leva para recircular todo o volume de água da piscina.

Na prática este tempo gira em torno de 8 horas dependendo mais da motobomba do que do filtro da piscina propriamente dito.

Sobre o filtro de areia

A maior parte dos filtros usados em piscinas de médio ou grande porte utilizam a areia como elemento filtrante. Ela é usada também em estações de tratamento de água para limpar a água de cidades inteiras.

É a areia que faz o trabalho duro. O filtro sem a areia não passa de um tanque com uma válvula seletora que redireciona a água.

Preço do filtro de areia

O preço dos filtros de areiaVocê pode encontrar filtros de areia a partir de R$500. Dependendo do volume da sua piscina este valor pode subir consideravelmente.

Durabilidade do filtro de areia

A durabilidade deste tipo de filtro pode ultrapassar facilmente os dez anos. Este é, inclusive, uma das vantagens deste tipo de equipamento.

Manutenção do filtro de areia

Troca da areia do filtro da piscinaA manutenção dos filtros que utilizam a areia como elemento filtrante é baseada na sua performance e, é claro, no reparo de possíveis vazamentos.

Em outras palavras, é necessário trocar a areia do filtro de tempos em tempos e também é preciso contar com um técnico para analisar o filtro caso surja algum tipo de vazamento.

A troca da areia pode ser necessária anualmente, caso você utilize-a com muita frequência mas também pode esperar mais de dois anos caso ela seja pouco utilizada.

A performance do filtro de areia

A performance do filtro de areia é proporcional ao seu tamanho. Isso significa que grandes piscinas normalmente possuem filtros com grande capacidade de retenção de sujeira. Por outro lado, piscinas menores normalmente sofrem com seus filtros pequenos.

Decantador para piscina / Auxiliar de filtraçãoPara aumentar a capacidade de retenção das partículas em suspensão, é possível utilizar produtos químicos chamados de “auxiliares de filtração”.

São, na realidade, decantadores utilizados em baixíssimas doses que, aglutinam as partículas para que o filtro seja capaz de retê-las mas não ao ponto de fazê-las decantar.

Este tipo de filtro também permite a realização da lavagem da areia com o que chamamos de “retrolavagem”. Retrolavar a areia do filtro é necessário sempre que a areia fica “saturada”, ou seja, com muita sujeira retida.

Este momento é identificado com o auxílio do manômetro que já vem instalado no exterior do filtro.

Para saber mais sobre este tipo de filtro, acesse os seguintes conteúdos:

Sobre o filtro de pano

Filtro de pano para piscinasO filtro de pano, também chamado de filtro de cartucho, normalmente é a melhor opção para quem quer um sistema de filtração de baixo custo.

Além do tamanho, este tipo de filtro tem como principal diferença a capacidade de substituição do elemento filtrante de maneira rápida e prática, sem a necessidade de fazer uma grande lambança com areia molhada.

Preço do filtro de pano

Este tipo de filtro pode ser encontrado a partir de R$150 e a substituição dos cartuchos também é bem mais em conta do que a troca do elemento filtrante dos filtros de areia.

Este é o principal ponto positivo deste tipo de filtro.

Durabilidade do filtro de pano

A durabilidade deste tipo de filtro também é alta. Um sistema de filtração com cartuchos de pano pode durar por décadas caso o manuseio seja feito corretamente.

Apesar de ter os componentes mais frágeis, este tipo de sistema lida com pressões menores e normalmente também resistem a décadas.

Manutenção do filtro de pano

Os filtros que usam cartuchos de pano permitem a sua substituição de forma rápida e prática. Se comparado com os de areia, este tipo de filtro são infinitamente mais práticos e normalmente só vão exigir a troca do cartucho de pano anualmente.

Obviamente a ocorrência de vazamentos vai demandar a presença de um técnico para avaliar mas, normalmente, é só um pouco de aperto na tampa do cartucho e o vazamento está extinto.

A performance do filtro de pano

É aqui que está a maior diferença entre estes dois filtros e aqui responderemos à questão inicial deste texto:

O filtro de pano retém menos sujeira do que o filtro de areia.

Não há como negar que a praticidade e o custo do filtro de pano sejam melhores. Entretanto, não se pode negar que muitos se decepcionam com a capacidade de retenção de sujeira deste tipo de filtro.

Os filtros que usam poliéster ou polipropileno são consideravelmente menos eficientes do que os de areia mas isso não significa que eles não tenham o seu lugar no mercado.

Conclusão

Conhecendo estes pontos sobre estes diferentes tipos de filtro, você será capaz de pensar e responder por si mesmo: qual tipo de filtro é melhor, o de areia ou o de pano?

Depende, não é mesmo?

Se quiser um filtro com baixo custo ou a máxima praticidade, escolha um filtro de pano. Mas se precisar de alta performance, prefira um filtro de areia!

Se ficou alguma dúvida, deixe pra gente no campo de comentários. E se gosta do nosso trabalho aqui no Pool Piscina, considere apoiar nossa campanha de financiamento coletivo!

O conteúdo desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.