Início Mundo Piscina Tratamento de Piscina Tabela para limpeza da piscina no Verão

Tabela para limpeza da piscina no Verão

Depois de criar nossa campanha de financiamento coletivo, estamos nos esforçando ainda mais para criar conteúdos que realmente vão fazer a diferença na vida de quem cuida da própria piscina. Daí veio a ideia de criar e disponibilizar para você uma tabela para limpeza da piscina no verão.

A partir de hoje, conte com nossa planilha para limpar sua piscina no verão e evite complicações desnecessárias.

Vamos direto ao ponto então?

Limpando a piscina no verão

Já falamos extensamente sobre a limpeza da piscina no verão. Por isso vamos falar de maneira rápida por que o tratamento da piscina no verão é tão diferenciado.

O sol

Para começar, no verão, há maior incidência solar na piscina. O sol é intenso e inclemente nesta época do ano. Como você já deve saber, o sol contribui para eliminação de qualquer produto químico que você usa na piscina.

Seu efeito é especialmente danoso ao cloro livre da água.

Para lidar com o sol do verão, a dica é manter o controle do cloro mais de perto. Em outras palavras, é conferir com maior frequência quanto de cloro livre ainda há na piscina.

Se normalmente você utiliza a fita teste de três em três dias, no verão é interessante testar diariamente. Dependendo da situação, pode ser necessário checar o cloro livre mais de uma vez no mesmo dia: de manhã e à noite.

O uso da piscina

No verão as crianças estão de férias, as casas de veraneio com piscinas estão ocupadas e é nítido como o uso da piscina é maior.

A utilização da piscina nesta época quente é o principal fator que dificulta o tratamento pois cada pessoa que entra na água leva consigo várias impurezas:

  • suor
  • urina
  • protetor solar
  • óleo bronzeador
  • creme de cabelo
  • células da pele
  • poeira
  • terra e etc…

Imagine depois de cada festa na piscina, a quantidade de sujeira nova que está na água!

Assim como o sol, o uso excessivo da piscina também contribui para eliminação acelerada do teor de cloro livre e acaba tornando sua piscina opaca rapidamente, caso você não tome as atitudes necessárias.

Quais atitudes?

Controlar o pH e o cloro livre com maior frequência. Dependendo do uso, se ele for muito intenso, recomendamos realizar uma oxidação de choque sem cloro ao final de toda semana para manter a cristalinidade da água.

Estas são as principais alterações na piscina no verão.

Tabela para limpeza da piscina no verão

Tabela para limpeza da piscina no verãoComo usar nossa tabela para limpeza da piscina no verão

Tendo em vista a grande quantidade de sujeira que entra em contato com a piscina durante os dias movimentados do verão, criamos uma rotina de tratamento que facilitará a vida de quem realiza a limpeza.

Veja o que fazer diariamente no verão…

Segunda-feira

Medir os parâmetros da piscinaSegunda feira, assim como todos os outros dias da semana, é dia de conferir o teor de cloro livre, o pH e a alcalinidade.

Sempre que os valores estiverem fora dos níveis ideais, e preciso corrigir. SEMPRE!

Na dúvida, confira nosso infográfico com os níveis ideais para uma piscina saudável.

Bateu a preguiça de ir lá ver? Então toma aqui:

  • Alcalinidade Total: 100 PPM
  • PH: 7,2
  • Cloro livre: 2 PPM

Passar peneira na superfície da piscinaAinda na segunda feira é bom passar a peneira na piscina para assegurar que a quantidade de sujeira na superfície seja reduzida beneficiando a permanência do nosso teor de cloro livre na piscina.

A peneiração é parte importante no tratamento físico da piscina.

Terça-feira

Medir os parâmetros da piscinaTerça é dia de conferir novamente os parâmetros da piscina. Certifique-se de que a quantidade de cloro que você está colocando consegue manter o teor de cloro livre dentro de 2 PPM ao longo de todo o dia.

Se não foi suficiente para isso, talvez seja interessante elevar um pouco a quantidade de cloro adicionada na água para evitar a turbidez da água.

Quarta-feira

Medir os parâmetros da piscinaNossa quarta feira poderá ser igual a segunda, caso esteja tudo certo com a piscina.

Basta medir os parâmetros, adicionar cloro, elevador de pH e elevador de alcalinidade total de acordo com a necessidade verificada.

Dificilmente você terá o pH variando todo dia. Então, no final das contas, a questão central é corrigir o teor de cloro.

Passar peneira na superfície da piscinaAproveitamos mais uma vez para limpar a superfície da piscina com a peneira e garantir que a decantação das impurezas poderá aguardar até o final da semana.

Quinta-feira

A quinta-feira é um dia importante! Apesar de parecer com a terça, pois só colocamos a medição e correção dos parâmetros da água, na quinta já conseguimos prever como será o final da semana.

Medir os parâmetros da piscinaJá é possível perceber, pela turbidez da água e pelo consumo do cloro, se a piscina precisará de um tratamento de choque, de uma decantação ou se apenas a filtração do fundo será suficiente para o uso do sábado.

Se estiver tudo sob controle, apenas a medição e a correção dos parâmetros da piscina deve fazer o trabalho da quinta.

Sexta-feira

A temida sexta-feira é um dia crítico pois coloca em cheque a competência do limpador da piscina.

Medir os parâmetros da piscinaAqui nós marcamos, como todos os dias do verão, para medir os parâmetros da piscina e corrigi-los caso seja necessário.

Utilize a fita de testes e certifique-se de que o teor de cloro livre está em pelo menos 2 PPM e o pH da piscina está em torno de 7,2.

Escovar as paredes e o fundo da piscinaMarcamos a escovação das paredes e do fundo da piscina também para a sexta-feira.

Se for escovar durante o período da manhã, tenha em mente que a água ficará turva e talvez seja necessário interditar a piscina. Esta etapa pode ser feita no final do dia, logo depois da cloração.

Adicionar produtos para decantarAssim que escovar todas as superfícies da piscina, paredes e fundo, pode-se avaliar a necessidade de adicionar o decantador.

Tenha em mente que, depois de colocar o decantador, a piscina precisará de pelo menos 12 horas paradas, sem filtração e sem uso, para que seu efeito aconteça sem problemas.

Aproveitamos para te mostrar nosso vídeo onde falamos sobre os três principais motivos para que o decantador da piscina não funcione.

Sábado

Medir os parâmetros da piscinaO grande dia! Dia de deixar a piscina pronta para a festa da criançada ou para a diversão dos marmanjos.

Como sempre, é dia de medir e corrigir o pH e o teor de cloro livre na piscina. Neste dia recomendamos que você meça e corrija os parâmetros durante a manhã, antes de qualquer pessoa pensar em usar a piscina.

Aspirar o fundo da piscinaÉ dia também, de aspirar o fundo e recuperar aquele aspecto bonito da piscina.

Para aspirar a piscina com maestria, confira os seguintes textos:

Passar peneira na superfície da piscinaE para fechar com chave de ouro, é dia de passar a peneira na superfície da piscina retirando insetos, folhas e outras impurezas.

Não colocamos na tabela mas é bom lembrar que a filtração pelo skimmer pode ajudar bastante a reduzir a necessidade de usar a peneira.

Domingo

Medir os parâmetros da piscinaO domingo também é dia de usar a piscina!

Nossa recomendação é que você realize a medição dos parâmetros da piscina normalmente, faça a correção ainda pela manhã e verifique o estado da piscina.

De acordo com o aspecto visual da piscina, e levando em consideração o consumo do cloro, pense na possibilidade de realizar uma oxidação de choque.

Realizar oxidação de choque na piscinaEste símbolo da tabela significa que você deve avaliar a necessidade de realizar uma oxidação de choque na piscina.

Se ao final do dia a piscina estiver apresentando alguma turbidez, utilize um oxidante para realizar um tratamento de choque e recuperar a cristalinidade da água.

Mas fique atento: se utilizar o oxidante para dar um choque na piscina, provavelmente terá que aspirar a piscina na segunda feira, ok?

Planilha para limpar a piscina no verão

Estas são as instruções para você usar nossa planilha para limpar a piscina no verão.

Se ficou alguma dúvida você pode conferir nosso manual para limpeza de piscinas ou deixar pra gente no campo de comentários! Respondemos sempre com o maior prazer!

Baixe a planilha para limpar sua piscina

Para usar a tabela aí na sua piscina, faça o download no link abaixo:

Este é mais um material criado pelo PoolPiscina.com para ajudar você a cuidar da sua piscina. Que tal contribuir com a gente? Conheça nossa campanha de financiamento coletivo! Com R$1 ou mais você já pode colaborar com a continuidade do projeto!

O conteúdo desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.

17 COMENTÁRIOS

  1. Minha pergunta é a seguinte: Das quantidades de cada produto eu já sei, mas preciso saber como mistura-los. ou seja, o modo como fazer essa mistura. quantidade de água etc. se é separado ou misturados todos junto etc.

    • Boa tarde, Paulo! Obrigado pelo comentário!
      Não se pode misturar os produtos. Cada um deve ser diluído num balde com água e em seguida deve ser jogado na piscina. Esqueça essa ideia de misturar produtos, ok? Alguns inclusive podem causar explosões caso entrem em contato. A forma de usar o produto está sempre descrita na embalagem. Por via de regra é assim:

      • você enche um balde até a metade com água da própria piscina
      • você adiciona a quantidade calculada do produto ao balde
      • você joga o conteúdo do balde (o produto diluído na água) na piscina

      Se ficar alguma dúvida, fale conosco! E considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀

  2. boa tarde
    cuido de uma piscina de 90 mil litros de agua gostaria de saber a contidade de produto clarificante cloro e algicida que posso jogar nela para manutençao.

    • opa boa noite td bem? tanbem sou do ramo de linpeza e tratamento de piscinas.
      amigo vou tentar ti ajudar com alguma pouca experiencia o que vc deve de fazer independente de qualquer coisa é seguir as instrucoes do fabricante por ex; se vc conpra um produto genco la estara uma instrucao se vc connpra um hth la estara outra instrucao de outro fabricante e assim sucessivamente independente da marca por ex;a cada m3 50 ml.devemos obedecer senpre isso. espero ter esclarecido.

  3. Estou com dificuldades de manter o nível do cloro livre no ideal, eu só consigo ir ao local da piscina no final de semana e uma vez na semana, estou pensando em usar um flutuador, porém o instalador da minha piscina disse que não era bom pelo risco de cair a pedra dele, minha piscina é de vínil, isso é comum nesses flutuadores dos grandes fabricantes? Exemplo HTH ou Genco?

  4. boa noite, toda vez que eu e minha família usa a piscina no sabado e domingo na segunda a agua ja ta opaca sem brilho quase verde, estou tendo que realizar decantação apos o uso é normal isso ?

  5. Bom dia. Preciso de ajuda. A água da minha piscina tá linda, tão transparente que dá até ar, mas medindo o cloro e ph, com intervalo de dois ou três dias, estão sempre baixos, ou seja, a cada dois ou três dias preciso estar adicionando uma boa quantia de cloro. Detalhe, a piscina não está sendo usada. Obrigada.

    • Olá Márcia! Bom dia e obrigado pelo comentário!
      Que bom que sua piscina está cristalina assim, parabéns! Quanto à sua questão, é o seguinte… O pH da piscina estar sempre baixo pode indicar alcalinidade baixa. Verifique a alcalinidade da piscina e deixe-a em torno de 100 PPM pois assim o pH deverá parar de descer tanto.
      Quanto ao cloro, é absolutamente normal ter que adicionar mais de dois em dois ou três em três dias. Nossa recomendação para aumentar estes intervalos é utilizar dosadores de cloro ou cloradores flutuantes. Com eles você usa cloro em pastilhas que dissolvem lentamente e mantém a desinfecção da piscina em dia.
      Qualquer dúvida que permanecer nos avise!
      Considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀

  6. boa tarde, gostaria da saber se é melhor limpar a piscina com ionização, algumas informações sobre este método?????
    Grato: Reinalo/ BIRITIBA

  7. gostaria de aprender a utilizar a bomba da piscina para aspirar com segurança. tem como me ajudar.????????

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Favor inserir seu comentário!
Favor inserir seu nome aqui.