A pergunta do cliente…

A água da piscina está verde. Verifiquei o ph da água e está em 7.5 e a alcalinidade em 60 ppm. Usei clarificante, recirculei a água e aguardei. Houve uma decantação mínima a água continuou verde. Fiz este procedimento mais 2 vezes. A água ficou completamente transparente porém verde. O que devo fazer? O que poderia estar acontecendo?

Respondendo…

A água verde decanta, mas não como uma água sem algas!

Vamos esclarecer isso de uma vez por todas…

A tonalidade verde da água é proveniente das algas que estão presentes na água da piscina.

Para você que não sabe muito bem o que são estas algas, considere-as micro-plantas.

São plantas minúsculas que realizam fotossíntese e tudo mais!

Bom, o que acontece na maioria dos casos é o seguinte: a pessoa coloca o decantador na piscina e espera que o verde da água desça.

Isto em geral não acontece pois as algas, assim como plantas normais, respiram!

Então, logo após decantar, elas acabam subindo pois o “caldo” formado pelo decantador no fundo da piscina, que na verdade é constituído de sujeira+algas+decantador, começa a se enxer de micro-bolhas provenientes de respiração destas algas.

Água verde não decantaÉ como se fosse uma pessoa presa a um balão no fundo da piscina.

Esta pessoa tende a subir certo?

É exatamente isto que acontece, a piscina decanta porém com pouco tempo sobe tudo novamente para a água da piscina, assim como mostrado nesta foto ao lado.

Como resolver…

Para que a decantação ocorra como planejado, basta adicionar uma dosagem de supler-cloração na piscina e deixar agir por algumas horas antes de colocar o decantador.

Funciona pois se estas algas estiverem mortas, elas não respirarão mais, portanto descerão para o fundo da piscina assim como o decantador promete no rótulo.

Caso isso não resolva é porque as algas resistiram ao cloro.

Aí a solução é adicionar, ao invés de cloro, algicida de choque.

Resumindo…

Decanta sim, basta matar as algas primeiro, antes de colocar o decantador.

O conteúdo desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.

Receba dicas e novidades grátis no email

4 COMENTÁRIOS

  1. oi boa noite equipe estou passando pelo problema semelhante com uma piscina de 460lts de agua ela esta verde cristalino já algumas semanas já dei um choque de cloro e botei algicidas mas nada adiantou

  2. Boa noite, Danthy! Obrigado pelo comentário!
    É isso mesmo. Existem algas que são resistentes ao cloro e nestes casos é recomendado utilizar o algicida de choque. Entretanto, também existem algas resistentes ao algicida e nestes casos o cloro costuma resolver. Por isso que não é tão simples prever a reação da piscina diante de uma supercloração.
    Qualquer dúvida que ficar, mande pra gente! E considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀

  3. Você disse para utilizar algicida de choque caso o cloro não resolva. Como assim? Quer dizer que pode acontecer de eu jogar uma super dosagem de cloro na aguá esverdeada e ainda assim não resolver meu problema? Então não é melhor já utilizar algicida de choque logo de uma vez?

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Favor inserir seu comentário!
Favor inserir seu nome aqui.