Início Como limpar piscinas – O Guia Absolutamente Completo Como aumentar e como diminuir o pH da piscina

Como aumentar e como diminuir o pH da piscina

Apesar disso, ele ainda continua sendo motivo de muita confusão entre as pessoas que frequentemente têm problemas para manter a piscina balanceada.

Já fizemos um infográfico falando exatamente quais os valores ideais para cada um dos parâmetros químicos da piscina. Se você ainda não viu, ou se tem dúvida em relação ao pH da piscina, à alcalinidade total da piscina, ao cloro livre ou mesmo à dureza de cálcio, não deixe de acessar o seguinte link:

Hoje vamos nos ater à maneira correta de alterar o valor do pH da piscina. Você vai aprender como aumentar o pH da água, como reduzir o pH da água e quais os produtos necessários para fazer estas modificações.

Pronto para aprender a dominar o pH da sua piscina?

Como medir o pH da piscina

PH da piscinaAntes de alterar o valor do pH da piscina é importante saber avaliá-lo. Não adianta saber aumentar o pH se você não sabe qual o seu estado atual, não é mesmo?

Para medir o pH da piscina, pode-se usar o estojo de testes de pH que normalmente mede também o Cloro Total.

Também é possível medir o pH da piscina utilizando uma Fita Teste.

Como medir o pH da piscina usando o estojo de testes

Para medir o pH de uma piscina utilizando o estojo de testes, siga o passo-a-passo:

  1. Estojo de testes de phEnxágue a célula comparadora na própria água da piscina antes e depois de cada uso.
  2. Mergulhe a célula de boca para baixo até cerca de 30 cm abaixo da superfície e vire-a de boca para cima para colher amostra daquela profundidade dentro dos tubos da célula.
  3. Despreze a água que exceder os níveis marcados nos tubos.
  4. No tubo correspondente ao pH, adicione 4 gotas do REAGENTE DE pH.
  5. Coloque a tampa no tubo, agite virando lentamente a célula comparadora para cima e para baixo até igualar as cores formadas e compare-as com os padrões ao seu lado.

Só utilize reagentes durante seu prazo de validade.

Como medir o pH da piscina usando a Fita TesteComo medir o pH da piscina usando a Fita Teste

Para medir o pH de uma piscina utilizando a fita teste, siga o passo-a-passo:

  1. Mergulhe uma fita na água da piscina e remova-a imediatamente.
  2. Retire, sem chacoalhar o excesso de água e aguarde 15 segundos.
  3. Compare as cores obtidas na fita com os padrões impressos no rótulo.

Para não contaminar as fitas, comprometendo seus resultados, evite tocar nos reagentes. Evite também sua exposição à umidade ou ao calor.

Depois de retirar a fita, feche o frasco imediatamente.

Como aumentar o pH da piscina

Agora que você já sabe medir o pH da piscina, provavelmente precisará elevar seu valor pois ele normalmente tende a descer.

Para aumentar o valor obtido na medição do pH, você precisará de um dos seguintes produtos: Barrilha leve ou Elevador de pH.

Como aumentar o pH da piscina usando Barrilha Leve

O uso da Barrilha para elevar o pH da piscina é uma das ações mais comuns no tratamento de qualquer piscina, em especial aquelas construídas em locais onde a chuva é mais frequente.

Confira as instruções de uso da Barrilha Leve para elevar o pH da piscina para 7,5:

Tabela de uso Barrilha Leve para elevar o pH para 7,5
  1. Barrilha leve elevador de pHA quantidade de Barrilha Leve necessária depende de vários fatores além do pH atual da água. Baseie-se nas quantidades indicadas na tabela acima.
  2. Dissolva o produto num balde plástico com água da própria piscina e distribua sua solução sobre a superfície da água de maneira uniforme.
  3. Mantenha a circulação da água em funcionamento durante cerca de 30 a 60 minutos para homogeneizar a piscina.
  4. Teste o pH após uma hora, para certificar-se de que está correto.

Só permita uso da piscina 30 minutos após aplicação do produto.

Como aumentar o pH da piscina usando Elevador de pH

O uso da Elevador de pH também é extremamente comum, apesar da popularidade da Barrilha. Veja as instruções de uso do Elevador de pH e saiba como aumentar o pH da piscina para 7,5:

Tabela de uso Elevador de pH para elevar o pH para 7,5
  1. Elevador de phPara elevar o pH da piscina, verifique a dosagem recomendada do produto na tabela acima.
  2. Adicione a dosagem recomendada em um balde plástico com água da própria piscina e espalhe essa solução sobre a superfície da água com a circulação em funcionamento por cerca de 60 minutos após a aplicação do produto.
  3. Após duas horas, ou no dia seguinte, reanalise o pH para certificar-se de que está na faixa ideal recomendada. Se não estiver, repita todo o procedimento acima até que ele se aproxime de 7,4.

Só utilizar a piscina 30 minutos após aplicação do produto.

As dosagens recomendadas na tabela acima deverão servir apenas de guia inicial e conferidas com testes frequentes após as devidas correções pois as dosagens para sua piscina podem variar de acordo com o valor atual da alcalinidade total além de vários outros fatores.

Como diminuir o pH da piscina

Agora que você já sabe como elevar o pH, para ter o domínio deste parâmetro é importante saber como reduzi-lo. Normalmente o pH tende a descer naturalmente, ou seja, provavelmente você não nunca precisará reduzir o pH da água.

Entretanto, se você exagerar no elevador de pH, pode ser necessário descer um pouco seu valor para que o cloro não perca sua eficiência e os usuários da piscina não sofram com os problemas causados pelo pH alto.

Como diminuir o pH da piscina usando Diminuidor de pH

Para reduzir o pH utiliza-se o Diminuidor de pH e Alcalinidade. É um produto ácido, geralmente composto de ácido muriático, um eficiente produto usado também para limpar pedras.

Vamos te mostrar exatamente como fazer…

Tabela de uso Diminuidor de pH para diminuir o pH para 7,5
  1. Diminuidor de pH e AlcalinidadeAdicione a dosagem recomendada de acordo com a tabela acima em um balde plástico com água da própria piscina e espalhe essa solução sobre a superfície da água com a circulação da piscina em funcionamento por pelo menos 60 minutos após aplicação do produto.
  2. No dia seguinte reanalise o pH da água e se ele não estiver na faixa ideal recomendada, repita todo o procedimento.

Só utilizar a piscina 30 minutos após aplicação do produto.

E então, achou difícil lidar com o pH da piscina?

Mais fácil impossível, não é mesmo?

Esperamos que de agora em diante você consiga elevar e reduzir o pH da piscina sempre que for necessário. Vamos deixar alguns links para você saber mais sobre o pH da piscina aqui abaixo:

Se tiver ficado com alguma dúvida com relação à forma de alterar para cima ou para baixo o pH da piscina, fale conosco usando o campo de comentários logo abaixo! A comunidade está sempre pronta para ajudar e nós também! 😉

Se tiver gostado do conteúdo, considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀 Grande abraço e até a próxima!

O conteúdo desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Favor inserir seu comentário!
Favor inserir seu nome aqui.