Início Tratamento de Piscina Coronavírus na piscina. Pega? Transmite? É possível pegar COVID-19 nadando?

Coronavírus na piscina. Pega? Transmite? É possível pegar COVID-19 nadando?

7 minutos de leitura.

O mundo vive hoje uma situação incomum com o surgimento deste novo coronavírus. Todos falam sobre ele, os especialistas de saúde dão várias recomendações para a rotina das pessoas, como o distanciamento social e o isolamento de infectados, e a mídia também trata do assunto diariamente. Contudo, quando observamos o universo das piscinas, várias dúvidas permanecem sem respostas, pois, naturalmente a maioria da população se importa com aspectos mais triviais da doença.

Tenho recebido através da nossa fanpage e até mesmo de um dos apoiadores do nosso financiamento coletivo, pedidos de esclarecimentos com relação ao coronavírus na piscina. Basicamente me perguntaram o seguinte:

Coronavírus pega na piscina?

Para falar com um pouco mais de profundidade sobre o assunto, resolvi responder escrevendo esta publicação que você vai ler… Então, se quer saber se pode usar a piscina durante a pandemia de coronavírus, se é possível transmitir o coronavírus na piscina e outras questões desse tipo, o texto de hoje é pra você!

O que é esse tal de Coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que afeta a nossa vida principalmente por provocar infecções respiratórias. Simples assim!

A pandemia atual é causada pelo Covid-19, nome dado ao mais novo vírus descoberto desta família que também dá nome à doença causada por ele.

Sintomas da infecção pelo Covid-19

Os principais sintomas da infecção causada por essa família viral são respiratórios. Dentre eles podemos citar:

  • Dor de garganta;
  • Tosse seca;
  • Febre;
  • Dificuldade de respiração;
  • Pneumonia, etc.

Apesar de serem estes os principais, em casos raros o novo coronavírus também pode provocar falta de apetite, vômito, diarreia, dor de barriga, perda de olfato e de paladar.

A transmissão do novo Coronavírus

A transmissão do Covid-19 normalmente acontece quando uma pessoa entra em contato com secreções contaminadas.

Ah! ENtão é só não dividir talheres, certo?

Erradíssimo! É preciso entender que existe um mundo que não vemos a olho nu. Gotículas de saliva saem inevitavelmente da boca de todos nós.

Quando espirramos, tossimos e até mesmo quando respiramos, o ar que soltamos normalmente é repleto de partículas de saliva.

A transmissão do CoronavírusÉ justamente por isso que, se você está contaminado, você não pode nem respirar próximo de outras pessoas desprotegidas.

Aí entram as máscaras!

E a transmissão ainda vai além! Quando você impede que as gotículas saiam colocando a mão ou uma máscara ao espirrar, a superfície que entrar em contato com o espirro (a mão ou a máscara) estará totalmente contaminada. Nestas condições, um simples aperto de mão pode contaminar a outra pessoa, afinal, quantas vezes por dia você leva a mão ao rosto? Várias, não é mesmo?

Como se não bastasse, o contato com objetos ou superfícies contaminadas também provoca a disseminação do vírus quando seguido de contato com a boca, com o nariz ou com os olhos.

E é aqui que entra o álcool em gel!

Agora que você já conhece bem como funciona a doença, que tal falarmos da relação do coronavírus com o uso das piscinas?

posso nadar com coronavírus?

Posso pegar coronavírus de alguém na minha piscina?

a água da piscina transmite coronavírus?

O Coronavírus na piscina

Vamos começar respondendo esta última pergunta…

A água da piscina pode transmitir o Covid-19 sim!

Se a piscina estiver com o tratamento inadequado, você pode pegar a infecção causada pelo Coronavírus assim como pode pegar uma série de outras doenças e infecções.

A ideia para evitar doenças na piscina vale também para o Coronavírus.

Se você não sabe bem como limpar a piscina, vamos lá…

Como eliminar o novo Coronavírus da piscina?

Para deixar a água da piscina saudável, logo, livre da infecção causada pelo Covid-19, a primeira recomendação é ajustar os parâmetros químicos da piscina. São eles:

Ajustando estes três parâmetros, a piscina estará perfeitamente livre do Covid-19.

Contudo, é importante lembrar que a limpeza da piscina não se faz apenas com o equilíbrio químico da água. Ele se faz com três pilares que você pode ver aqui na barra lateral do site: filtração, circulação e desinfecção.

Na prática, é preciso realizar o tratamento químico, conforme os parâmetros já citados, mas também todo o processo que envolve o tratamento físico da piscina. Dentre os principais pontos desse processo, vale ressaltar a necessidade de manter o filtro funcionando pelo tempo que o fabricante determina.

O fabricante do seu filtro é quem deve determinar quantas horas diárias você deve filtrar a piscina, ok?

O que mais eu posso fazer para eliminar o Covid-19 da piscina?

Sistemas auxiliares de desinfecção são extremamente úteis para manter a piscina 100% segura. Dentre os principais, posso citar o sistema de desinfecção ultravioleta, o gerador de ozônio, o gerador de cloro ou mesmo o ionizador.

Além destes equipamentos que facilitam a limpeza, você pode aplicar um oxidante de choque semanalmente para eliminar qualquer vestígio de matéria orgânica que tenha entrado em contato com a piscina. Na prática, este tipo de produto promove um tratamento de choque sem o uso do cloro.

Se a piscina estiver limpa eu não pego o Coronavírus?

Eis uma frustrante notícia…

Pega sim!

Pense comigo… Você não chega na piscina com roupa de astronauta, certo?

Em outras palavras: você não pega o Coronavírus através da água da piscina (pois ela mata o vírus!), mas pega se estiver nadando próximo de alguém. Lembra das gotículas de saliva que nós sempre disparamos ao respirar? Pois é!

E se eu nadar sozinho, posso ser infectado pelo Covid-19?

Eis uma outra notícia frustrante…

Pega sim!

Reflita… Você pode estar sozinho no ambiente da piscina mas quem te garante que alguém contaminado não tocou na escada da piscina? Quem te garante que o corrimão da piscina foi desinfetado depois que os últimos usuários saíram?

É preciso ter em mente que além das gotículas de saliva, a gente pode pegar o Coronvavírus até mesmo tocando em superfícies contaminadas.

Por isso a recomendação é o distanciamento social, a higienização das mãos com água e sabão e o uso do álcool em gel para desinfetar superfícies que possam estar contaminadas.

Outras dicas para não contrair nem transmitir o Covid-19 em ambientes com piscina

Se quiser ficar craque no assunto, o Ministério da Saúde desenvolveu um site especialmente para o novo Coronavírus.

Além disso, um infectologista esteve falando especificamente sobre a transmissão do Coronavírus na piscina. Veja:

Pronto para nadar sem medo do Covid-19?

A ideia é que todos façamos a nossa parte para que ninguém seja contaminado. Com este texto, espero que você tenha tido a real importância das medidas de proteção adotadas pelos governantes de diversos países e que tenha ficado claro que, apesar de não pegar o vírus na piscina, o ambiente coletivo pode representar um risco para a saúde de todos durante a pandemia.

Respondendo às perguntas do título, se ainda não ficou claro…

Coronavírus na piscina pega?

Sim!

Coronavírus na piscina transmite?

Sim!

É possível pegar COVID-19 nadando?

Sim!

Se ficou alguma dúvida com relação ao Covid-19 na piscina, deixe pra gente no campo de comentários logo abaixo. A comunidade está sempre pronta para conversar e debater acerca de todo tipo de assunto relacionado às piscinas.

Apesar da vida corrida na Agência Sete Clave e nos meus outros projetos, eu sigo equilibrando todos os pratos e respondendo os comentários aqui sempre que possível, ok?

Se gostou e quiser agradecer meu trabalho, não se esqueça que temos uma campanha de financiamento coletivo começando a engatinhar. Você pode participar, mas só se você quiser!

Grande abraço e até a próxima!

O conteúdo desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.

2 COMENTÁRIOS

  1. Li a matéria e fiquei assustada.
    Me pareceu que a piscina mesmo tratada pode o usuário se contaminar com o corona vírus sendo a água este veículo.
    Trabalho na piscina com pacientes e esta matéria né deixou insegura.

    • Calma, Irlez! Se estiver sozinha na piscina você não corre o risco, pois, como dissemos, a água clorada mata o vírus. O grande problema é que normalmente as piscinas coletivas não são usadas apenas por uma pessoa e sim por várias simultaneamente. A proximidade das pessoas é que possibilita a transmissão do conoravírus, ok?

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Favor inserir seu comentário!
Favor inserir seu nome aqui.