Início Mundo Piscina Dúvidas Frequentes De quanto em quanto tempo devo adicionar os produtos na piscina?

De quanto em quanto tempo devo adicionar os produtos na piscina?

6 minutos de leitura.

Recebemos, esta semana, uma pergunta que é super recorrente e por isso resolvemos falar sobre a periodicidade da adição dos produtos químicos na piscina.

Quem fez a pergunta foi a Neide e ela disse o seguinte:

de quanto em quanto tempo, devo colocar cloro, algicida, clarificante, redutor de PH, e outros produtos na piscina?

Para saber de quanto em quanto tempo deve-se colocar os produtos na piscina, primeiro é preciso entender pra que serve cada um deles! Vamos por partes…

Quando se usa cada produto da piscina?

O cloro é usado sempre que houver a necessidade de elevar o cloro livre na água.

O algicida pode ser de dois tipos:

  1. O algicida de manutenção deve ser usado uma vez por semana no período chuvoso e quando não estiver chovendo você pode usar somente quando houver o risco da piscina ficar verde.
  2. O algicida de choque deve ser usado somente na piscina completamente verde, já tomada por algas.

O clarificante deve ser usado sempre que a água da piscina apresentar sólidos em suspensão e o seu filtro for capaz de removê-los. Na prática, é o mesmo que dizer que ele deve ser usado sempre que a piscina se apresentar levemente sem brilho, no início do processo de turvação.

O decantador, ou o clarificante na dosagem de decantação, deve ser utilizado sempre que a quantidade de sólidos em suspensão na piscina for maior do que a capacidade de retenção do filtro. Na prática, para piscinas residenciais, o decantador é usado sempre que se planeja fazer a aspiração do fundo da piscina, especialmente se a água estiver leitosa, esbranquiçada, opaca ou turva.

O sulfato de alumínio segue a mesma regra dos decantadores, com a ressalva de que ele não pode ser utilizado com o filtro na posição FILTRAR, ok?

Lembrando também que não recomendamos o seu uso e já explicamos o porquê. Se quiser conferir, acesse: Porque não usar Sulfato de Alumínio na piscina?

O redutor de pH deve ser usado sempre que o pH da piscina estiver acima do patamar ideal. Conforme falamos no nosso infográfico com os parâmetros de uma piscina balanceada, este valor é em torno de 7,2.

Dos outros produtos, falaremos numa publicação mais adiante.

Agora vamos responder à questão…

De quanto em quanto tempo se usa cada produto da piscina?

Cuidados com os produtos químicos para piscinaSeguindo a ordem da pergunta, vamos primeiro ao cloro:

De quanto em quanto tempo se usa o cloro na piscina?

Hipoclorito de Cálcio para piscinasO cloro precisa ser adicionado de acordo com a velocidade com a qual ele é consumido. Se sua piscina consome pouco cloro, ou seja, você coloca cloro hoje e daqui 5 dias o cloro ainda está lá, não precisará adicionar cloro diariamente.

Para saber exatamente quando colocar cloro na piscina, é preciso medir o teor de cloro livre atual.

Se o valor encontrado estiver abaixo de 1 PPM, é hora de adicionar mais cloro.

Se o valor estiver acima de 1 PPM, pode aguardar um pouco mais e voltar a medir novamente.

Na prática, a cloração deve ser diária em piscinas residenciais. Piscinas coletivas muitas vezes precisam de cloro mais de uma vez por dia para assegurar que o nível do cloro se manterá dentro do ideal durante todo o período de uso da piscina.

De quanto em quanto tempo se usa o algicida de manutenção na piscina?

Aqui a resposta pode ser mais direta pois é mais simples:

O algicida de manutenção deve ser usado uma vez por semana em piscinas residenciais.

Só é bom evitar adicionar o algicida no mesmo momento em que se fez a cloração. Se você colocou cloro agora, aguarde pelo menos 12 horas para adicionar o algicida pois a união dos dois produtos pode manchar o revestimento da piscina.

Algicida de choqueDe quanto em quanto tempo se usa o algicida de choque na piscina?

Outra resposta direta:

O algicida de choque deve ser usado somente quando a piscina estiver completamente verde.

É o que chamamos de tratamento de choque com algicida.

De quanto em quanto tempo se usa o clarificante na piscina?

O clarificante deve ser usado toda vez que a piscina estiver levemente turva.

Sempre que encontrar a piscina leitosa, opaca, sem brilho, é melhor realizar uma decantação. Mas se a situação não estiver tão crítica, é possível fazer a clarificação da piscina utilizando clarificante.

De quanto em quanto tempo se usa o decantador na piscina?

O decantador deve ser usado toda vez que a piscina estiver muito turva, esbranquiçada, opaca, leitosa.

Nestas situações, a decantação é a melhor opção.

Na prática, o que vemos é o seguinte: se o seu conjunto filtrante não for superdimensionado, ou se já estiver na hora de fazer a troca da areia do filtro, é inevitável que o decantador seja usado semanalmente para garantir uma piscina cristalina.

De quanto em quanto tempo se usa o sulfato de alumínio na piscina?

O sulfato de alumínio também deve ser usado quando a piscina estiver muito turva, esbranquiçada, opaca ou leitosa.

Caso ela permaneça assim mesmo depois do uso do sulfato, recomendamos deixar os parâmetros químicos da piscina balanceada e realizar uma oxidação com cloro.

De quanto em quanto tempo se usa o redutor de pH na piscina?

Aqui também a resposta é simples:

O redutor de pH deve ser usado toda vez que o pH da piscina estiver acima de 7,6.

Dicas adicionais

  • Antes de usar qualquer produto químico, leia atentamente o modo de usar que normalmente estão na própria embalagem;
  • Nunca misture os produtos químicos. Eles devem ser usados sempre separadamente e, algumas vezes, respeitando-se um intervalo entre as utilizações;
  • Na dúvida, procure um profissional. O manuseio de produtos químicos da piscina pode trazer riscos;
  • Utilize sempre os equipamentos de proteção individual para utilizar o cloro e todos os outros químicos da piscina.

Veja também:

Esperamos que agora tenhamos respondido às suas questões referentes à periodicidade da cloração e também as dúvidas relacionadas ao melhor momento para usar cada um dos produtos químicos da piscina.

Dúvidas como “de quanto em quanto tempo devo usar tal produto” são sérias pois a falta e o excesso de produtos químicos podem causar sérios danos à saúde dos usuários da piscina.

Quando o produto em questão é o cloro, o problema é ainda mais sério. Veja os riscos de uma piscina com muito cloro.

Se ficou alguma dúvida, fale com a gente através do campo de comentários. E considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀

O conteúdo desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.

14 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia
    Meu avô tem drenado toda semana a piscina para tirar a sujeira do fundo e colocado os produtos depois
    É o certo ter que drenar ela toda vez para tirar a sujeira do fundo?
    Moramos no interior e tem bastante poeira
    Muito obrigada pelas informações

    • Não é o ideal, Jessica. O ideal é que o filtro seja potente o suficiente para reter até as impurezas mais finas como esta poeira que você relatou.
      O que acontece é que na maioria dos casos o filtro não suporta e a pessoa acaba jogando água fora.
      É possível tentar retrolavar a areia para ver se há alguma recuperação da capacidade de retenção de sujeira ou mesmo substituir a areia do filtro caso ela já esteja muito usada.

  2. estou aprendendo quando vou ligar o motor pra limpar nem sei onde ligar direito outro dia vazou bastante aqua eu nem sabia no que mechi

  3. Estou construindo piscina de 8,6 x 4 x 1,4 e 50.000 L de água. Qual o perigo de colocar bomba escorvante acima do nível da água?

    • Não há risco algum, Augusto.
      Com o tempo vai perceber que este tipo de instalação demanda um pouco de habilidade do utilizador da piscina mas é super tranquilo. Ela só não responde tão rápido como uma motobomba que trabalha abaixo do nível da água. Sempre que acioná-la, ela demorará um tempo com o ar presente na tubulação.
      Qualquer dúvida que permanecer, fale com a gente! E considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀

  4. Antes de mais venho de descobrir vosso site e parabéns uma maravilha. minha questão é a seguinte vou instalar uma piscina de superfície 300×120 só para férias tipo 2 semanas de uso por ano, tenho que ter todos esses cuidados de control? Que conselho me dariam para o bom funcionamento da piscina? Grato pela ajuda. Abraço

    • Obrigado pelo prestígio, Nelson! Nosso objetivo é ajudar as pessoas!
      Quanto à sua questão, depende do que você chama de “piscina de superfície”. Se ela puder permanecer vazia ao longo deste período, acredito que seja uma boa opção já que a utilização será assim tão pontual. Caso não seja possível, ou você não queira, sugiro contar com uma capa de proteção para impedir a entrada de impurezas. Dependendo de como ela é instalada, é possível impedir quase 100% das sujeiras. Além disso, ainda é possível automatizar o tratamento com geradores de cloro, desinfecção ultravioleta ou geradores de ozônio. Tudo depende de qual caminho você quer seguir, entende?
      Se ficar alguma dúvida, fale conosco! E considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀

    • A resposta para este tipo de pergunta é sempre “depende”, Sra. Maria. O motivo é simples: uma piscina limpa e já clorada provavelmente não precisará de muito cloro. Uma piscina limpa mas que ainda não recebeu a cloração diária provavelmente precisará de um pouco de cloro. Já uma piscina suja provavelmente precisará de mais cloro ainda. Em outras palavras: antes de saber quanto de cloro deve colocar, avalie os parâmetros químicos e a situação da piscina como um todo. Como um bom ponto de partida, recomendo que utilize pelo menos 4 gramas para cada mil litros de água. Deixe a piscina filtrando por pelo menos uma hora e volte a medir para certificar-se de que a quantidade de cloro foi suficiente. Qualquer dúvida que permanecer, fale com a gente aqui mesmo no campo de comentários.
      E considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Favor inserir seu comentário!
Favor inserir seu nome aqui.