Início Mundo Piscina Filtro e Bomba de piscina Dicas para o manuseio do filtro da piscina

Dicas para o manuseio do filtro da piscina

3 minutos de leitura.

Mais um texto excelente que encontrei na Revista da ANAPP e resolvi trazer para vocês.

É um artigo bem interessante que dá algumas dicas para o manuseio do filtro da piscina. Se quiser ler o artigo original, basta clicar aqui!

Bom, você que acompanha nosso site já sabe que para manter a qualidade da água da piscina é necessário, além de manter o controle do pH, o controle da alcalinidade e, dentre outras coisas, ter instalado um bom filtro na piscina.

Entretanto os cuidados com o filtro garantem também uma limpeza que os olhos não vêem.

O pessoal da ANAPP selecionou algumas dicas para o manuseio do filtro com o objetivo de garantir de um banho seguro para você e sua família. Confira!

Dicas para o manuseio do filtro da piscina

Filtro da piscinaOs filtros de areia para piscinas possuem um ou dois manômetros.

Entre as várias finalidades desses manômetros está, a de indicar a necessidade de retrolavagem do elemento filtrante.

“Mas como saber, olhando para o manômetro, quando fazer a retrolavagem?”

Simples! Ao se usar pela primeira vez o filtro ou após a retrolavagem marque com um lápis de cera ou uma caneta hidrográfica a posição do ponteiro dos manômetros no mostrador do mesmo.

Se seu filtro possuir apenas um manômetro, observe o ponteiro e veja se o aumento de pressão em relação à inicial chegar a 0,6kgf/cm².

Neste momento já deve ser feita a retrolavagem e no caso de dois manômetros quando a diferença entre os dois ultrapassar 1,2 kgf/cm².

Uma vez que sabemos que os manômetros são úteis para sabermos a hora certa de retrolavar o filtro, devemos mantê-los então em perfeito estado de funcionamento.

O fato é que isso quase sempre não acontece não é mesmo?

Retrolavagem do filtro de areia da piscina
Retrolavagem do filtro de areia da piscina

Fazer retrolavagem na hora errada aumenta a conta de água (vide nosso texto que fala sobre economia de água na piscina), aumenta a perda de produtos químicos da piscina e no caso de piscinas aquecidas, aumenta as perdas de calor, afinal de conta estamos jogando água quente pra fora e posteriormente abasteceremos a piscina com água fria!

No caso de postergar demais a retrolavagem do filtro, a vazão da água fica comprometida resultando numa filtração pouco eficiente.

O visor de retrolavagem do filtro é outra peça importante, pois indica quando a operação de retrolavagem está terminada, porque percebe-se que a água está saindo límpida.

Após retrolavar a areia do filtro, a válvula do filtro deve ser colocada na posição enxaguar por mais ou menos trinta segundos evitando-se assim que alguma sujeira volte para a piscina.

Mas lembre-se: antes de encostar na válvula do filtro, certifique-se de que você desligou a motobomba!

Outro fato que muita gente não sabe é que a areia do filtro da piscina agradece se você não entrar na piscina com óleo no corpo, principalmente os bronzeadores.

Troca da areia do filtro da piscinaA troca da areia de um filtro de areia depende muito do cuidado que é dado a água da piscina.

Alguns especialistas afirmam que a areia deve ser trocada a cada 3 anos enquanto outros a cada 5 anos e ainda outros afirmam que com uma água bem cuidada, nunca será necessário a troca da areia.

Nós, particularmente, aconselhamos a troca da areia do filtro anualmente, pois pensamos que é melhor ter um filtro sempre com rendimento máximo do que correr o risco de ter a filtração da piscina comprometida.

Bom, esperamos que você tenha gostado das dicas para o manuseio do filtro da piscina.

Se quiser ler o artigo original com dicas sobre filtros, basta clicar aqui e conferir diretamente o site da ANAPP. O texto original é de Nilson Maierá – autor do livro “Piscinas Litro a Litro” e proprietário da academia Raia 4.

Qualquer dúvida que tenha ficado utilize o campo de comentários logo abaixo para iniciar a conversa! Uma dúvida sua pode ser a mesma de muita gente e a nossa conversa pode ajudar a todos!

O conteúdo desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.

28 COMENTÁRIOS

  1. Ainda estou tendo problemas quando vou fazer a aspiração do pó acumulado no fundo da piscina. Faço tudo corretamente monto e tiro o ar da mangueira do aspirador e percebo que mesmo colocando o aspirador no funco da piscina com cuidado para o pó não se misturar novamente na água, mas ao ligar a piscina as pequenas ondas e corrente de água mexe um pouco com a sujeira depositada na escada da piscina e com isso a água torna-se turva e não consigo fazer uma aspiração satisfatória. Como solucionar isso?

    • Depois que passei a entender que muita poeira flocada com a aplicação do clarificador faz se necessário a aspiração com drenagem, somente assim conseguiremos eliminar 95% da sujeira acumulada no fundo da piscina. Valeu a pena pesquisar e perguntar pois informações são sempre bem vindas para ter uma piscina mais limpa e satisfatória com o trabalho de limpeza. Obrigado.

  2. Gostaria de saber oq esta acontecendo com meu filtro faz um ano que agente tem a piscina e toda vez que aspiro tanto filtrando quanto drenando mais no outro dia ja tem sujeira no fundo não é muito mais parece que esta voltando a sujeira troquei a areia do filtro melhorou mais ainda esta ficando um pouco sujeira no fundo no outro dia lavo a areia toda vez que aspiro tem alguma coisa que estou fazendo errado ou deixando de fazer pra acontecer isso des de já agradeço

    • Isso é normal, Evandro, especialmente em piscinas cujo conjunto filtrante não é potente o suficiente. Piscinas menores sempre tem um filtro pequeno e dificilmente eles conseguem reter a sujeira de maneira satisfatória. Se quando você aspira drenando a mesma coisa acontece, significa que está faltando habilidade para fazer a aspiração. Em outras palavras, faça a aspiração com mais calma para evitar que a sujeira se misture na água novamente. Minha sugestão é que você conte com um temporizador para deixar a piscina filtrando algumas horas por dia e utilize um auxiliar de filtração para incrementar a retenção destas impurezas na areia do filtro.
      Qualquer dúvida que permanecer, fale com a gente! E considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀

  3. Olá meu filtro não filtra nada tudo passa por ele voltando para a piscina ele deve filtrar o que? E novo faz 4 meses de uso e sempre foi assim. Partículas volta tudo, obrigada

    • Boa noite, Sueli! Obrigado pelo comentário!
      É preciso verificar a potência do filtro pois os menores geralmente possuem uma capacidade de retenção de sujeira realmente muito pequena. Além disso, vale a pena verificar o estado da areia pois, dependendo do uso que se faz do filtro, o elemento filtrante pode ser “gasto” mais rapidamente.
      Qualquer dúvida que permanecer, mande pra gente!
      E considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀

  4. Bom dia, excelente o trabalho desenvolvido pela equipe poolpiscina, parabéns.
    Tenho uma dúvida, nunca uso recirculação, sempre que ligo a motobomba é na posição filtrar, ou seja, coloco cloro e ligo no modo filtrar, coloco hidróxido cálcio, e ligo no modo filtrar, algicida modo filtrar etc.

    Existe problema em fazer este procedimento?

    Grato

  5. Boa noite, após a troca da areia do filtro o manomentro está no zero, não está marcando pressão. O que posso fazer. Sera algum problema. Desde já agradeço.
    Obs: filtro fiber

    • Boa tarde, Messias! Obrigado pelo comentário!
      Existem duas possibilidades para seu manômetro ter parado de marcar a pressão interna do filtro da piscina: ou ele está estragado ou ele foi colocado incorretamente no cabeçote do filtro. É preciso verificar. Recomendo que chame a empresa que trocou a areia pois eles devem ter a capacidade para avaliar, ok?
      Se ficar alguma dúvida, fale com a gente aqui!
      E considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀

  6. Oi estou com um problema minha piscina esta retornando sujeira aspirando filtrando e o manometro esta no vermelho o que deve estar acontecendeo pois estou tendo que drenar toda vez que aspirar obrigado.

  7. Minha piscina não puxa a agua na hora de drenar. Verificamos o rotor e não tem sujeiras. Este aparelho parecido com um relógio não mexe este ponteiro quando liga. Motor liga normal. O que pode ser? Obrigado

  8. O ponteiro do manômetro está na posição amarela quase encostando no vermelho toda vez que coloca para filtrar a água, qual será o problema pois a mes atraz o ponteiro ficava no verde, fiz a lavagem da areia por 5 minutos e enxuguei por 1 minuto nao resolveu

      • ola boa tarde a minha esta com um problema parecido o ponteiro esta no começo do amarelo, porem ja fiz a lavagem e pre filtragem. e minha piscina so tem 6 meses o ue poderia ser e normal? ou devo ficar de olho?
        obrigada

  9. Minha piscina está com a água turva o nível de cloro está muito baixo, devo adicionar ar ao o cloro??? Fiz a medição e o cloro livre tá muito baixo e o estabilizante de cloro também está baixo. Coloquei clarificante e as partículas não baixaram e a água está turva. O que faço???
    Desde já agradeço.
    Um grande abraço !!!
    E parabéns pelo o trabalho de esclarecimento.?????

    • Faça o seguinte, Helena: Regule primeiro a alcalinidade, em seguida o pH e só depois passe a pensar no cloro. Não adianta colocar cloro se a acidez da água e sua estabilidade (pH e alcalinidade) estão desbalanceados, ok?

  10. Prezado amigo parabéns por sua ajuda e atenção a todos comentários respondidos. Gostaria de saber o que acontece com a bomba e o filtro no qual esqueci a alavanca na posição enxaguar por aproximadamente 5 minutos.

    • Franck Alonso, se você esquece o filtro na posição enxaguar por cinco minutos, o máximo que pode acontecer é perder uma certa quantidade de água. Não há nenhum risco de danificar nenhum equipamento, ok?

  11. Bom dia
    Estou com um problema aqui gostaria de tirar uma dúvida com vcs,de vez em quando o meu filtro está dando um barulho (tipo assim vibrando)é o manômetro fica vibrando pode ser algum defeito. Obrigado

  12. Gostaria de saber se quando está na posição de filtrar, é normal sair água pelo cano que vai para fora?

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Favor inserir seu comentário!
Favor inserir seu nome aqui.