Início Como limpar piscinas – O Guia Absolutamente Completo O objetivo do tratamento da piscina

O objetivo do tratamento da piscina

5 minutos de leitura.

Entender o objetivo do tratamento da piscina é a chave para conseguir realizar tudo da forma como tem que ser: com assertividade e eficácia.

Tratamento da piscinaUma vez que você entende a razão da limpeza da piscina você compreende por que jogar os produtos ao acaso, sem verificar direito a real necessidade, é a pior coisa a se fazer. Você fica livre daquela ideia amadora de que “é só jogar cloro, decantador, aspirar e pronto, a piscina estará transparente e, por isso, pronta para nadar.”

O tratamento bem feito é aquele que mantém a água sempre limpa, cristalina e, o mais importante, saudável.

É preciso ter claro a necessidade de adicionar cloro na água, entender a importância do controle do pH, a importância do controle da alcalinidade, compreender os benefícios da filtração para a piscina, entender de forma cristalina o motivo que justifica cada um dos processos do tratamento físico e do tratamento químico da piscina.

Depois de saber tudo isso, consequentemente a pessoa compreende melhor os três pilares para a limpeza da piscina:

  1. Filtração;
  2. Circulação;
  3. Desinfecção.

Por isso hoje vamos tentar esclarecer um pouco o porquê do tratamento da piscina.

Por que tratar a piscina

Todos os processos inerentes à limpeza da piscina servem para garantir a limpeza, o equilíbrio químico e a qualidade microbiológica da água.

Vamos ver cada um deles separadamente…

A limpeza da água

A Limpeza da águaA limpeza da água se refere à parte que podemos ver. Se refere a tudo aquilo que nos causa prazer visualmente.

Conseguir uma piscina limpa é conseguir que ela fique transparente, cristalina, convidativa para que as pessoas nadem à vontade como se estivessem numa cachoeira de águas cristalinas.

Para conseguir uma água limpa, precisamos prestar atenção à filtração, afinal, é o principal processo de remoção de sólidos em suspensão.

É o filtro da piscina que retém todas as impurezas visíveis na piscina e deixa a água realmente bonita.

A ideia desta parte do tratamento é garantir que a piscina esteja com uma aparência bonita e 100% transparente.

Para saber mais sobre essa parte do processo, acesse:

O equilíbrio químico da água

Equilíbrio químico da piscinaA outra parte que justifica o tratamento da piscina é a manutenção do equilíbrio químico da água.

De que adianta ter uma piscina absurdamente cristalina e, ao entrar, sentir ardência nos olhos ou um cheiro forte de cloro na água?

Não adianta nada!

Por isso é importante manter a desinfecção da água sempre em dia. Adicionar cloro à água, manter o gerador de ozônio em funcionamento, deixar o sistema de desinfecção ultravioleta agir, etc.

Sem desinfecção, o problema com insetos na piscina é imenso, a dengue na piscina é uma outra dor de cabeça e por aí vai…

Uma piscina quimicamente balanceada não causa irritação na pele, nas mucosas e nos olhos de quem nada e favorece o bom funcionamento dos produtos químicos adicionados para os mais diversos objetivos: desde à decantação até à correção do pH e do próprio teor de cloro livre.

Para saber mais sobre essa etapa do processo, acesse:

A qualidade microbiológica da água

Desinfecção da piscinaAo contrário do que chamamos de limpeza, a qualidade microbiológica da água se refere a tudo aquilo que não conseguimos ver a olho nu.

Nos referimos à desinfecção: o terceiro pilar de uma piscina cristalina e saudável.

Cada processo no tratamento de uma piscina tem um objetivo e vários deles vão de encontro com a eliminação de vírus, bactérias e outros microrganismos que podem ser prejudiciais para o ser humano e também para a qualidade dos outros dois pontos que já citamos: a limpeza da água (no sentido estético, visual) e ao seu equilíbrio químico.

A manutenção da qualidade microbiológica da água é também uma questão de cidadania, afinal, o mosquito da dengue não vai esperar o dono da piscina chegar em casa para transmitir a doença apenas pra ele, não é mesmo?

Limpar a piscina por quê?

Tratamento de piscina verdeO tratamento da piscina precisa ter propósito e o mesmo vale para cada ação, cada processo executado até que se obtenha uma água cristalina e saudável.

Nada de usar produtos químicos sem saber exatamente o que eles fazem e como eles agem.

Nada de utilizar os produtos sem antes ler com atenção cada uma das instruções no rótulo.

Tudo deve ser feito com um propósito, um porquê!

O real propósito do tratamento da piscina deve ser manter estes três pontos sempre em equilíbrio:

  • A limpeza da água e seu aspecto visual;
  • O equilíbrio químico da água;
  • A qualidade microbiológica da água e suas características físico-químicas.

Entender por que você usa um produto e não outro, saber por que você precisa esperar tanto tempo para adicionar um determinado produto, compreender verdadeiramente por que é importante manter um determinado parâmetro dentro de um determinado patamar, faz toda a diferença no resultado final do trabalho e na qualidade da limpeza como um todo.

Qualquer dúvida que você tenha com relação ao objetivo do tratamento da piscina, pode falar com a gente! A comunidade está sempre disposta a ajudar e eu também.

Apesar de uma vida corrida na Agência Sete Clave, eu sigo equilibrando todos os pratos e respondendo, sempre que possível, as perguntas aqui no PoolPiscina, ok?

Grande abraço e até a próxima!

O conteúdo desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Favor inserir seu comentário!
Favor inserir seu nome aqui.