Início Mundo Piscina Aquecimento e Capa de Piscina Principais defeitos na bomba de calor

Principais defeitos na bomba de calor

3 minutos de leitura.

Hoje falaremos um pouco mais sobre trocadores de calor e seus principais defeitos.

A experiência é um fator importante para termos uma visão clara do que rotineiramente dá defeito nos trocadores de calor.

Vamos falar então dos principais problemas em bombas de calor e dos “principais sintomas” destes problemas ok?

Principais problemas em trocadores de calor

Condensador tube in tube de bomba de calor 1O problema que mais acontece com os trocadores de calor é a ocorrência de furos no condensador.

O condensador do trocador de calor é uma peça constituída de dois tubos, um dentro do outro, onde um conduz a água da piscina e o outro conduz o gás refrigerante.

Acontece que, reagindo com o cloro da piscina, este componente acaba sendo corroído e perfurado, em geral devido ao excesso de cloro na piscina.

Uma vez furado, o equipamento deve ser desligado e providenciar seu reparo o mais rápido possível efetuando-se a troca do condensador pois caso ele continue em funcionamento poderá danificar ainda mais o aquecedor da piscina.

Compressor da bomba de calor2Um outro defeito bem comum em trocadores de calor é o problema com o compressor do equipamento.

O compressor dá defeito ou por desgaste natural, em geral com mais de 5 anos de uso, ou dá defeito devido à presença de água em seu interior.

Geralmente vai água no compressor pois o condensador fura, o cliente não percebe e mantém o equipamento ligado.

Funcionando com o condensador furado, a bomba de calor acaba jogando água na tubulação do gás e assim acaba danificando seu compressor.

Válvula de expansão da bomba de calor3Um terceiro defeito bastante comum em bombas de calor é a apresentação de problemas relacionados à sua válvula de expansão.

A válvula de expansão é um componente do trocador de calor responsável por gerenciar a expansão do gás do equipamento.

Esta expansão gasosa é responsável pelo resfriamento do sistema.

Em geral, ela apresenta defeitos quando o sistema está inundado com o óleo do compressor do equipamento.

Filtro secador de bomba de calorQuando a válvula de expansão apresenta problemas, é interessante trocar o filtro pois ele provavelmente estará com sua eficiência comprometida.

A válvula de expansão e o filtro secador estão mostrados ao lado.

Principais defeitos no trocador de calor

Para ler mais sobre bombas de calor, confira os textos:

Com este texto sobre os principais defeitos em bombas de calor, fica claro que o melhor a se fazer é ter sempre uma empresa especializada em bomba de calor por perto.

Para instalação e manutenção de bomba de calor nós recomendamos a Sistema Manutenções Ltda.

Caso tenha que instalar, ou precise de dar manutenção em seu trocador de calor, conte com uma empresa séria e comprovadamente experiente no setor.

Existem muitos aventureiros, principalmente que trabalham com ar condicionado, que se dizem capazes de trabalhar com bomba de calor.

Fuja destes profissionais! O trocador de calor é um equipamento muito delicado (e caro!) para você permitir que qualquer coloque as mãos!

Qualquer dúvida ou comentário, utilize o campo de comentários logo abaixo para iniciar a conversa.

O conteúdo desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.

28 COMENTÁRIOS

  1. Depois de observar aqui atenção da Equipe poolpiscina aos clientes, decidir também tirar dúvida. Meu aquecedor tem 5 anos de uso continuo, e ao ligar apos limpeza da piscina. Ele nao está aquecendo nem o aparelho desparando. Liga, jorra a agua fria. O que poderá ser?
    Obrigada desde já.

    • LP na bomba de calor significa baixa pressão, Felipe. Provavelmente há algum vazamento de gás no seu equipamento. Ele é antigo?
      Recomendo solicitar a visita de uma empresa especializada pois o problema pode ser sério. Caso haja vazamento, é melhor interromper o uso do equipamento, se ele ainda estiver funcionando intermitentemente.

  2. Meu trocador de calor náutico, está dando pressão alta,já fiz de tudo e não consigo resolver o problema,oque seria gente me ajuda por favor

    • Não sou especialista em trocadores de calor, Marcos, mas sei que alta pressão pode significar super aquecimento e isso pode se desenrolar para algo sério incluindo a queima do compressor do equipamento. Sugiro entrar em contato com uma empresa especializada neste tipo de equipamento.

  3. O trocador está ligado depois do feriado,ficou oito dias para, ao ligar agora ele demora a ligar, aliás liga e desliga várias vezes até ficar ligado direto, já tem 5 dias ligado e a aqua não esta esquentando!

  4. Meu trocadodor de calor está fazendo gelo estou no Guaruja a temperatura oscila na madruga entre 15 e 16 graus

  5. Tenho uma piscina de 70 mil litros, qual o modelo de trocador da sodramar indicado para meu caso?

    • Sinceramente eu não recomendaria o trocador de calor da Sodramar, Ronaldo. Contudo, respondendo sua pergunta, um SD 105 deve conseguir aquecer a maioria das piscinas com este volume. Digo deve pois é preciso levar em consideração vários fatores como a temperatura ambiente média, a área da piscina, etc.
      Qualquer dúvida que permanecer, fale com a gente! E considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀

    • Algum dos dispositivos de segurança provavelmente não está permitindo que ele acione, Anderson. Pode ser o pressostato de água (fluxostato), o pressostato de alta, de baixa… Pode ser o próprio sensor de temperatura do compressor do equipamento…
      De qual região você é?

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Favor inserir seu comentário!
Favor inserir seu nome aqui.