Início Mundo Piscina Dúvidas Frequentes Qual a manutenção necessária para piscinas pouco ou nunca utilizadas

Qual a manutenção necessária para piscinas pouco ou nunca utilizadas

5 minutos de leitura.

Hoje resolvi parar e dar uma atenção à lista de perguntas que vocês enviam através do campo de comentários aqui do Blog e me deparei com a pergunta do título. O André Henriques perguntou:

No inverno, ou mesmo em meses que a piscina não é utilizada, qual a manutenção necessária?

Desde já peço desculpas pela demora em responder este e todos os outros comentários. Terminei meu curso superior 🙂 e estou com muito trabalho na Agência Sete Clave. Por isso está complicado dar atenção ao PoolPiscina mas vamos seguindo tentando equilibrar todos os pratos…

Mas vamos lá… Se você quer saber o que fazer quando não estiver utilizando a piscina, ou mesmo qual o tratamento necessário para piscinas sem uso, hoje vamos falar diretamente contigo!

Necessidade de limpar a piscinaA limpeza da piscina

A limpeza da piscina não é feita somente para que possamos nadar e nos divertir de forma segura.

A ideia de limpar a piscina é uma questão de saúde e segurança também para quem não utiliza a piscina na sua casa. É importante inclusive para quem nem mora na sua casa!

Dengue na piscinaUma piscina abandonada é certamente um foco de dengue e você provavelmente sabe bem do tamanho do problema que é a dengue na piscina. E ela é só um dos problemas!

Além de ser um criadouro de insetos e outros animais, abandonar a piscina pode significar um grande problema para os equipamentos da casa de máquinas.

A motobomba merece uma atenção especial quando o assunto for a manutenção de uma piscina sem uso pois, em grande parte das instalações Brasil afora, ela fica instalada num local muito úmido.

E todo mundo sabe o que significa quando colocamos um componente ferroso em contato com a umidade: ferrugem na certa!

Esse é apenas um dos problemas de não tratar de uma piscina sem uso.

Se sua piscina também não tiver capa de proteção, ela pode representar um risco enorme para pequenos animais como ratos, coelhos, gatos e cachorros. Dependendo de onde você mora podemos incluir equinos, bovinos e vários outros nessa lista…

Mas então, o que é preciso fazer para a manutenção da piscina sem uso?

Limpeza da piscina sem uso

A limpeza da piscina que é pouco ou nunca utilizada se baseia na necessidade de espantar doenças que se proliferam em água parada e também para manter a segurança do local e dos equipamentos.

Com isso em mente, podemos listar algumas ações que facilitariam manter a piscina limpa com o mínimo de esforço, somente pelo fato de que ninguém está nadando ou pretende nadar num determinado período:

Manter um nível mínimo de cloro

Uma das coisas que uma piscina sem uso precisa é de um nível mínimo de desinfecção.

Cerca de 0,5PPM de cloro já é suficiente para manter a água cristalina independente do tempo que ela fique inutilizada.

 

Mas aí você pode me perguntar:

Mas se eu não uso a piscina, eu também não quero ter que colocar cloro todo dia!

Se o tempo sem usar a piscina for relativamente curto, é possível atingir Clorador flutuanteesse nível de cloro com o auxílio de um dosador de cloro ou de um clorador flutuante.

Se for ficar por muito tempo sem usar a piscina e sem a possibilidade de reabastecer o dosador de cloro ou o clorador flutuante, o ideal é automatizar a desinfecção ou a adição de cloro.

Vale ressaltar que o uso de cloradores flutuantes, ou margaridas, como são chamadas por aqui, não é recomendado em piscinas de vinil nem em piscinas de fibra pois podem provocar manchas devido à ação do cloro concentrado num determinado lado da piscina.

Hoje você pode contar com um gerador de ozônio, um sistema de desinfecção ultravioleta ou mesmo um gerador de cloro automático.

As opções são várias e existem soluções que provavelmente atendem a todos os gostos (e bolsos).

Manter a filtração em dia? Talvez…

Timer para automatizar a filtração da piscinaSe a sua casa de máquinas é extremamente úmida, manter a motobomba em funcionamento periódico pode ajudar a evitar seu travamento completo.

Leia mais sobre Cuidados com a motobomba da piscina.

Mas é necessário dizer que mantê-la funcionando não resolve o problema!

É preciso construir um sistema de ventilação minimamente eficiente para que o local de instalação da bomba e do filtro fique sempre seco e arejado.

Cobrir a piscina com uma capa de proteção

Animais de estimação na capa da piscinaAtenção! Não dissemos “qualquer” capa! Aqui somente a capa de proteção é eficaz!

Capas térmicas não são feitas para impedir que o mundo externo entre em contato com a água.

Cobrir a piscina com uma boa capa de proteção pode evitar que animais caiam na piscina acidentalmente e também que o mosquito da dengue entre em contato com a água e faça da sua piscina seu mais novo lar.

Nossa sugestão para interromper o uso da piscina

Se a sua piscina está sendo pouco usada, o ideal seria desconsiderar a intensidade do uso e tratá-la normalmente como se estivesse sendo usada, afinal, de vez em quando alguém passa por ali, não é mesmo?

Como hibernar a piscinaPara piscinas que não estão sendo utilizadas, escrevemos um texto onde explicamos do início ao fim o procedimento para interromper o uso da piscina.

Para saber mais, acesse: Interrompendo o uso da piscina – Como hibernar a piscina.

Nossa sugestão para você que usa pouco a piscina, é investir em automação. A possibilidade de sair de casa e ficar um mês ausente sem ter problemas posteriores com a piscina é um dos pontos positivos de automatizar a piscina e seu tratamento.

E acredite: não é caro fazer da sua piscina um sistema inteligente e automatizado. Hoje em dia existem várias soluções que permitem controlar tudo a partir de um controle remoto ou mesmo acionar um modo de funcionamento autônomo ideal para períodos que você for viajar, etc.

Qualquer dúvida que tenha ficado com relação ao tratamento necessário para piscinas pouco ou nunca utilizadas, utilize o campo de comentários logo abaixo para iniciar a conversa! A comunidade está sempre disposta a ajudar!

Grande abraço e até a próxima!

 

O conteúdo desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Favor inserir seu comentário!
Favor inserir seu nome aqui.