Início Tratamento de Piscina Água oxigenada para limpar piscina. Procede?

Água oxigenada para limpar piscina. Procede?

9 minutos de leitura.

Água oxigenada na limpeza da piscinaDesde que começamos no universo da limpeza de piscinas, já vimos muita coisa. Encontramos quem limpa a borda da piscina com barrilha, vimos gente utilizando o pré filtro da motobomba como dosador de cloro, vimos pessoas quem tratam da sua própria piscina utilizando unicamente o cloro e por aí vai…

Como diria minha mãe, “tem doido pra tudo”, não é mesmo?

Dentre todas estas coisas que já presenciamos, uma das mais interessantes é o uso da água oxigenada na limpeza da piscina.

Você já viu alguém usar água oxigenada para limpar a piscina?

Pois é disso que falaremos hoje! O uso do peróxido de hidrogênio na clarificação mágica da piscina. Ficou curioso? Vem com a gente!

Água oxigenada

Peróxido de Hidrogênio na limpeza da piscinaTambém chamada de peróxido de hidrogênio, a água oxigenada é um composto químico que difere da água comum pela adição de um átomo de oxigênio. E é isto que explica o nome “água oxigenada“.

É muito comum em salões de beleza pois sua ação oxidante tem um efeito bem característico nos fios de cabelo. Quando alguém diz que vai descolorir o cabelo, provavelmente usará a tão falada água oxigenada.

Mas e na piscina? Pra que serve a água oxigenada?

Água oxigenada na piscina

A ideia por trás do emprego da água oxigenada na piscina é bastante controversa mas quem sabe usar diz que não há nada melhor.

Depois de uma série de notícias falsas, falsos gurus ensinando a limpar piscinas pela internet e toda esta montanha de conteúdo falacioso que encontramos na atualmente, é comum vermos gente usando a água oxigenada no lugar do cloro e isso pode ser um equívoco se feito de incorretamente.

Na realidade, a água oxigenada tem um efeito maravilhoso na eliminação da tonalidade escura de piscinas com água rica em metais.

Metais na água da piscinaA foto acima mostra uma piscina com água rica em metais e é nítida a diferença entre a piscina marrom por metais e aquela piscina verde pelo desenvolvimento de algas.

Em piscinas tomadas por algas, a água oxigenada tem pouco efeito. Nestes casos é melhor realizar o que recomendamos no nosso guia completo para eliminar algas da piscina.

Na pior das hipóteses, um tratamento de choque com cloro ou com algicida de choque resolve o problema.

Porém, quando a água escura é de poço artesiano, a água oxigenada resolve como mágica!

Mas, antes de falar sobre a forma correta de usar a água oxigenada na piscina, vamos à parte técnica…

A ação do peróxido de hidrogênio

O peróxido de hidrogênio é um composto que tem como principal função a oxidação rápida de matéria orgânica e de outros elementos indesejados presentes na piscina.

A lista de benefícios que ele trás para o tratamento da piscina é considerável e talvez faça você pensar em adotá-lo em sua piscina. Vejamos…

Benefícios do peróxido de hidrogênio na piscina

  • o peróxido de hidrogênio não contém cobre e nem cloro em sua composição, evitando problemas com cabelos esverdeados na piscina e facilitando a vida de quem tem alergia aos compostos clorados;
  • o peróxido de hidrogênio não ataca os equipamentos como trocador de calor e motobomba;
  • o peróxido de hidrogênio não ataca revestimentos mais sensíveis como a fibra de vidro e o vinil;
  • o peróxido de hidrogênio não tem nenhuma contra indicação. Na realidade, como já mencionamos, ele é excelente para pessoas com alergia aos derivados clorados;
  • o peróxido de hidrogênio não evapora como o cloro. Todo volume adicionado à piscina será consumido na oxidação de impurezas presentes na água;
  • o peróxido de hidrogênio, quando usado na dosagem correta, não irrita os olhos, não irrita a pele e não resseca o cabelo. Na prática, essa vantagem se justifica pela ausência do cloro em sua composição. Sem moléculas de cloro não há formação de cloraminas que produzem aquele cheiro forte de cloro na piscina;
  • o peróxido de hidrogênio se mostra excelente para ser usado em conjunto com sistemas auxiliares de desinfecção como tratamento ultravioleta e ionizadores.

Mas então por que usa-se tanto cloro?

Se está com essa dúvida, vamos aos pontos negativos do peróxido…

Desvantagens do peróxido de hidrogênio na piscina

Em teoria, até seria possível substituir o cloro pela água oxigenada, porém, existem alguns pontos que não nos permitem fazer essa troca assim de forma tão simples:

  • o peróxido de hidrogênio é um excelente oxidante, mas não é um bom sanitizante. Isso significa que a piscina pode ficar cristalina, mas ainda assim estar imprópria para o banho devido à presença de bactérias e outros microrganismos patogênicos;
  • o peróxido de hidrogênio não deixa residual de proteção na água, ou seja, caso você adicione somente ele, a piscina ficará limpa naquele instante, mas em um momento seguinte ela já pode estar desprotegida caso algum contaminante entre em contato com a água.

Como aplicar a água oxigenada na piscina?

Na prática, existem duas formas de usar o peróxido na piscina:

  • como oxidante para limpar piscinas com metais;
  • como oxidante em conjunto com um sanitizante complementar.

Água oxigenada para limpar piscinas com metais

O uso dela é semelhante a qualquer outro produto químico líquido e a quantidade para piscinas com metais é 100ml por m³.

O primeiro passo é se equipar com luvas de proteção, óculos e todos os outros equipamentos recomendados para o manuseio de produtos químicos da piscina.

Depois, para ter certeza que a sua piscina realmente está com água rica em metais, faça o teste do copo.

Teste do copo para saber se a água contém metais

Metais decantados com a adição de cloro no copoEste teste na realidade verifica se há oxidação de metais.

  • Utilize um recipiente plástico, preferencialmente branco, para coletar água da piscina. Um copo descartável, por exemplo.
  • Adicione cerca de uma colher de cloro na água.
  • Aguarde aproximadamente uma hora
  • Verifique a cor da água para saber qual metal está presente na água.

A água pode mudar de cor ou apresentar sólidos decantados, dependendo da quantidade de cloro você colocar.

Se a água se apresentar amarelada ou marrom, indica a presença de ferro.

Se a água se apresentar verde ou azul escuro, indica a presença de manganês ou cobre.

Depois de identificar que há metais na água, teremos a certeza de que o peróxido de hidrogênio vai resolver a cor escura da piscina como mágica.

adicione 100 ml de água oxigenada para cada 1000 litros de água da piscina.

Com esta dosagem, você verá a escuridão sumindo aos poucos e com cerca de 5 minutos a piscina estará cristalina novamente.

VOLTO A LEMBRAR: Só funciona para piscinas com problema de metais na água! Não funciona milagrosamente assim em piscinas com a água esverdeada por causa de algas!

Água oxigenada para tratamento periódico de piscinas

O peróxido pode ser usado em piscinas que demandam choques de oxidação.

Seu uso é similar ao de outros produtos líquido e a quantidade para piscinas transparentes é 50ml por m³.

Para aplicar como tratamento periódico ou oxidação de choque, siga o seguinte passo a passo:

  • Ligue o sistema de filtração da piscina com o filtro na posição FILTRAR;
  • Em um balde com água da piscina adicione 50ml para cada mil litros;
  • Adicione o conteúdo do balde na piscina e deixe a filtração funcionando por pelo menos 6 horas;
  • Só depois desse período o tratamento da piscina poderá prosseguir, de preferência com o sanitizante complementar da sua escolha.

Um pouco sobre a parte técnica da água oxigenada no tratamento de piscinas

O Peróxido de Hidrogênio é um produto que possui efeito algicida mesmo não contendo cloro, apresenta propriedades antimicrobianas e sanitizantes, e, por isso, pode ser usado para desinfecção da água da piscina eliminando algas e matéria orgânica.

Ele fica bem atrás do cloro em eficiência na sanitização e, por isso, em piscinas transparentes, deve ser usado sempre em conjunto com um sanitizante complementar.

Antes da aplicação do peróxido de hidrogênio o pH da piscina deve ser regulado em torno de 7.4 e a alcalinidade da piscina deve ser regulada entre 80 e 100 PPM.

Para cada 1.000 litros de água, utilize no máximo 100ml de Peróxido de Hidrogênio sempre com o filtro em funcionamento. Se possível, aguarde cerca de 8 horas pela decantação e aspire o fundo da piscina.

O peróxido de hidrogênio não deve ser usado em conjunto com o cloro pois eles se anulam.

O cloro só pode ser usado na piscinas depois de uma semana sem adicionar água oxigenada!

O Peróxido de Hidrogênio tem um poder oxidante superior ao do ácido hipocloroso mas não tem um poder desinfetante tão bom. Por isso, ele pode ser usado em conjunto com tratamentos isentos de cloro como desinfecção ultravioleta, ozônio, ionizadores, etc.

Há ainda, como dissemos anteriormente, a possibilidade de utilizar o H2O2 em conjunto com sanitizantes líquidos complementares, mas trataremos dessa hipótese em uma publicação posterior, ok?

Manuseio do peróxido de hidrogênio para piscinas

Para finalizar, vamos às dicas de segurança, manuseio e armazenagem da água oxigenada para piscinas:

  • O peróxido de hidrogênio deve ser armazenado em local arejado, longe de calor e da radiação solar;
  • O peróxido de hidrogênio deve ser utilizado com uma certa rapidez pois seu prazo de validade é relativamente curto, especialmente quando comparado com outros oxidantes como o próprio cloro. Normalmente sua validade gira em torno de 30 dias;
  • O peróxido pode causar queimaduras severas quando em contato com a pele. Por isso, não se deve manuseá-lo sem os equipamentos de proteção individual.
  • O peróxido de hidrogênio usado em piscinas é extremamente danoso às pedras de pisos, porcelanatos, tecidos e tintas em geral, por isso, mantenha-o longe desses itens e, de preferência, não deixe que caia ou respingue fora do recipiente dosador;
  • O peróxido de hidrogênio é tão danoso quanto o próprio cloro, quando utilizado de forma incorreta, logo, não permita que menores de idade possam manusear o produto.

Bom, é isso aí! Espero que você tenha gostado das dicas!

Para saber mais sobre a limpeza de piscinas com água rica em metais, acesse:

Qualquer dúvida que permanecer, fale com a gente através do campo de comentários logo abaixo! E considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀

O conteúdo desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.

25 COMENTÁRIOS

  1. Olá ,a única coisa que resolveu o esverdeado da minha piscina foi o peróxido em conjunto com clarificante.Alcalinidade,Ph, tudo certo e nenhum tratamento com cloro ou algicida funcionou.Fiz o teste do copo para metais e nenhuma alteração na cor da água.Gastei muito com cloro,algicida,decantador até descobrir o peróxido.Realizo a aplicação a cada 12 dias +ou-.Uso o clarificante uma vez por semana.Piscina azul novamente!

  2. Olá pretendo substituir o uso de cloro por peróxido nas piscinas que faço a limpeza e conservação, com uso de peróxido e algicida eu posso utilizar esses produtos para oxidar e sanitizar qualquer tipo de água? Minha ideia e abandonar qualquer produto a base de aluminio

  3. Olá.

    Erroneamente foi adicionado cloro na minha piscina após o uso do Peróxido, esverdeando a mesma.
    Neste caso, como remover o aspecto verde?

    Obrigado por seus esclarecimentos.

    • Esta pergunta não é simples de responder e, na realidade, e com todo o respeito, nem faz muito sentido. Quando se trata de produtos químicos, não é possível comparar assim, apenas pelo nome. Cloro é um elemento químico, o peróxido é um composto… Eles podem ser encontrados em diferentes concentrações e por aí vai… Os dois são nocivos se usados de maneira incorreta e são benéficos quando aplicados da forma certa.
      Qualquer dúvida que permanecer, fale com a gente! E considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀

  4. Bom dia depois que eu tratar com o peróxido de hidrogênio. Quanto tempo depois para tratar o ph da água.

  5. Olá bom dia!!! após usar o peróxido de hidrogênio quando tempo esperar para se banhar e pode ser utilutilzado em piscina de plástico?

  6. Vi uma postagem no Facebook em que o vendedor de peróxido de hidrogênio anuncia que paremos de gastar fortunas com materiais de piscina quando só precisamos usar o peróxido no tratamento. Ele vende a 70 reais um galão de 5lts. Qual a opinião de vcs quanto a isso? Obrigado.

  7. Bom Dia,
    A água está com tratamento com pastilha de cloro, que fica 24 horas na piscina. Quando tempo depois de tirar a pastilha da piscina que eu posso colocar a água oxigenada?
    Obrigada!

  8. Boa noite, gostaria de saber se há alguma contra indicação , para crianças?????
    No caso da ingestão da água .

  9. Bom dia ! Gostaria de uma ajuda tem uma área de lazer , minha piscina está turva … não consigo deixar cristalina … alugo todos os fins de semana , mas cada dia para uma família diferente … teria algo pra eu manter ela sempre clara …

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Favor inserir seu comentário!
Favor inserir seu nome aqui.