Início Mundo Piscina Tratamento de Piscina Controlando o pH e a alcalinidade da piscina – Avançado

Controlando o pH e a alcalinidade da piscina – Avançado

5 minutos de leitura.

Apesar de já ter falado bastante sobre pH e alcalinidade da piscina nos artigos “A importância do controle do pH da piscina” e “A importância do controle da alcalinidade da piscina“, ainda ficaram algumas coisas para esclarecer a respeito desses parâmetros da piscina…

Me dei conta disso quando me perguntaram através dos comentários do site sobre o que fazer quando a alcalinidade da piscina está baixa e o pH está alto.

Relendo estes dois artigos percebi que realmente não havia falado sobre essa e algumas outras coisas… Então, aqui vamos nós!

Os parâmetros da piscina

Os parâmetros da piscinaOs parâmetros mais medidos de uma piscina são:
• Cloro livre
• Cloro total
• Cloro combinado (diferença entre cloro total e livre)
PH
Alcalinidade total
• Dureza cálcica
• Temperatura
• Ácido cianúrico
• Sólidos dissolvidos

Entretanto, o pH, o cloro total e cloro livre são medidos com maior frequência dentre os supracitados.

Justamente por isso, vamos nos limitar apenas a considerações sobre pH e alcalinidade total (denominada daqui por diante apenas por alcalinidade) ok?

Controlando o pH e a alcalinidade da piscina

Controlando o pH e a alcalinidade de piscinasEmbora sejam parâmetros dependentes entre si, são corriqueiramente confundidos por desavisados…

Uma água com pH inferior a 7,0 é denominada água ácida.

E com pH superior a 7,0 é denominada água básica (também denominada de muitas vezes de alcalina, o que, na linguagem química, é equivocado).

O pH é uma medida físico-química logarítmica de base 10.

Portanto, pH 6,0 é 10 vezes menor que pH 7,0. E pH 5,0 é 100 vezes menor que pH 7,0. Já a alcalinidade tem variação linear.

O pH está condicionado a presença de íons de hidrogênio na água da piscina.

Já a alcalinidade está condicionada para a presença de íons de carbonato (CO3), íons de bicarbonato (HCO3), íons de hidróxido (OH) e outros íons de baixa influência na alcalinidade.

Diferentemente das medições de cloro, seja total ou livre, as medições de pH e de alcalinidade são de boa precisão quando medidas por meio de fitas de teste ou reagentes.

Para a medição do pH ainda, pode-se obter resultados precisos também através de aparelhos eletrônicos.

Controlando o pH da piscinaO pH é uma grandeza físico-química das mais importantes em piscinas, pois um pH alto, entre outras desvantagens, diminui a eficiência do cloro consideravelmente e ainda aumenta a probabilidade de depósito de cálcio na água deixando-a turva.

O pH alto na areia do filtro diminui sua capacidade de filtração e nos trocadores de calor dos aquecedores compromete sua eficiência e propicia riscos de acidentes.

O pH alto pode ainda provocar ardência nos olhos e irritação da pele de quem utiliza a piscina.

Contudo, quando o pH está baixo ele acelera a evaporação do cloro, ocasiona irritação da pele e dos olhos e ainda aumenta a probabilidade de corrosão na piscina e em seus equipamentos.

Já a alcalinidade tem uma finalidade especial e principal: manter o pH estável!

A alcalinidade baixa dificulta a correção do pH e a alta exige uma grande quantidade de produtos corretores de pH.

Como qualquer parâmetro físico-químico, correções de pH e alcalinidade são executados através da introdução de produtos químicos na água da piscina.

No Brasil, os valores de pH devem estar entre 7,2 e 7,8 e o da alcalinidade, entre 80 e 120 ppm.

Digo no Brasil pois estes valores podem variar de acordo com as normas e leis de cada país.

Para a redução do pH e alcalinidade, usa-se o mesmo produto, denominado de redutor de pH e alcalinidade.

No Brasil, para reduzir a alcalinidade e o pH da piscina utiliza-se a ácido clorídrico (também chamado de ácido muriático), em diversas concentrações, sendo a mais comum em torno de 10%.

Outro produto usado para diminuir o pH e a alcalinidade da piscina é o bissulfato de sódio, também conhecido como ácido seco, na forma de pó, mais seguro que o ácido clorídrico.

Diminuidor de pH e AlcalinidadeEmbora sejam usados os mesmos produtos para diminuir a alcalinidade e o pH, a maneira como devem ser usados na piscina são totalmente diferentes!

Para corrigir a alcalinidade o produto deve ser colocado num ponto único da piscina.

Já para corrigir o pH da piscina deve-se espalhar o produto por toda sua superfície.

Para aumentar o pH e a alcalinidade, os produtos são diferentes.

Para o pH usa-se carbonato de sódio, também conhecido comercialmente por barrilha (Na2CO3). E para a alcalinidade total usa-se bicarbonato de sódio (NaHCO3).

Ao aumentar o pH com barrilha, a alcalinidade da piscina tende a subir.

Assim como ao aumentar a alcalinidade com bicarbonato de sódio, o pH tende a aumentar. Desta forma, ao corrigir o pH para menos ou para mais, a alcalinidade também é afetada, o que exige do profissional que faz o tratamento da piscina, além de muito conhecimento, atenção e muita paciência com o chamado “efeito ioiô”.

PH da piscinaQuando o pH e alcalinidade estão ambos altos ou baixos, suas correções são mais tranquilas dependendo dos valores apurados.

Entretanto, quando estão em oposição, tornam-se mais difíceis de serem corrigidos.

Para se corrigir somente o pH sem alterar a alcalinidade, especialistas recomendam a oxigenação da piscina para aumentá-lo e a adição de gás carbônico para diminuí-lo.

Ambas as técnicas exigem que primeiramente a alcalinidade esteja acertada antes da correção do pH.

Porém, na prática, essas correções únicas de pH são sempre de difícil execução.

Por último, é recomendado sempre fazer estas correções em várias etapas.

De um dia para o outro e com a filtração funcionando no mínimo um ciclo completo.

Bom, espero que tenha gostado do texto sobre os detalhes da manutenção do pH e da alcalinidade da piscina.

Este texto é baseado no artigo de Nilson Maierá, engenheiro químico pela Universidade Politécnica da USP e fundador da academia Raia 4 Piscinas. Para ler o artigo original de Maierá clique aqui.

Se ficou alguma dúvida utilize o campo de comentários logo abaixo para começar a conversa! Esclarecendo sua dúvida podemos ajudar não só você, mas toda a comunidade!

O conteúdo desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.

153 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia pelo trabalho b, nós ajuda muito com suas dicas…
    Tenho uma dúvida que não achei resposta aqui no site.
    Preciso elevar a alcalidade , pois foi aferida e está em zero,
    Minha piscina e de 40 mil litros pediu 9.600 g de produto, fiquei assustado.. com a quantidade.
    Outra questão posso tratá-la com a filtração ligada? Pois ela e aquecida e preciso manter a temperatura..
    Obrigado.

    • É isso mesmo, Igor! Coloque aos poucos pois é possível que haja precipitação e criação de turbidez, caso coloque todo este volume de elevador de alcalinidade de uma vez, ok?
      Pode e deve tratá-la com a filtração ou a recirculação ligada.

  2. Boa tarde, como faço pra elevar o ph da minha piscina, ele não passa de 6.8, coloco mais de 500g de barrilha e não altera nada, ela tem 20.000lt , quanto de bicarbonato devo usar pra alcalinidade? Obrigado

  3. Bom dia !
    Minha piscina está esverdeada. Por onde começo o tratamento da água?
    Aguardo retorno, obrigada.

  4. Bom dia, quanto tempo devo esperar para usar a piscina depois de colocar o produto para ajustar a alcalinidade.

  5. Olá, sigo sempre as orientações de vocês, mas ainda tenho uma dúvida. O produto que uso para elevar a alcalinidade diz que devo deixar a água circulando por 6 horas e sinceramente tenho receio de queimar o motor pois a minha piscina (IGUI) tem somente 10 mil litros e acho que 6 horas é muito e acabo não deixando. Será que estou com medo sem necessidade.
    Obrigada

  6. Parabéns a vcs do poolpiscima pelo trabalho, muito esclarecedor, visito sempre que necessário é sempre obtenho excelente resultados, obrigado e feliz 2019 a vcs com muito mais dicas sobre piscina!👏👏👏

  7. Bom dia, minha piscina está com PH no ideal mas não consigo aumentar a alcalinidade de jeito nenhum já joguei elevador de alcalinidade várias vezes e não sobe a alcalinidade.. minha água está esbranquiçada faço os testes e PH ideal mas alcalinidade a zero. O que faço??
    Desde já agradeço

  8. Bom dia, medi a química da piscina e o cloro e o ph estão em oposição no seu máximo. Já usei barrilha e sulfato de alumínio, nenhum deles resolveu. Como acertar a química dela?
    * Usei o kit com dois frascos para medir.

  9. Olá equipe Pool Piscina !
    tempos atrás fiz um comentário a respeito de alcalinidade alta e PH baixo. O certo que até hoje não consegui fazer o ajuste adequado: adiciono ácido para baixar a alcalinidade, o PH também cai. Vou ajustar o PH, a alcalinidade sobe de novo pro mesmo patamar que estava antes. O famoso efeito iô iô.
    Diante disso gostaria de fazer as seguintes perguntas ?
    1º – o que causa elevação da alcalinidade ?
    2º – devo zerar a alcalinidade para conseguir ajustar o PH ?
    3º – mesmo zerando a alcalinidade, não corro o risco de ao ajustar o PH a alcalinidade elevar para
    níveis mais altos ?
    Agradeço pela ajuda.

    • A alcalinidade se eleva pelo aumento da quantidade de certos íons na água, Aderson. Estes íons se formam em pouca quantidade quando adicionamos o elevador de pH para elevar o nível do pH da piscina. Por isso me estranha você elevar o pH e a alcalinidade acompanhar. Normalmente isso não ocorre.
      Quais são os valores atuais da sua piscina?
      Qualquer dúvida que permanecer, fale com a gente! E considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀

  10. Olá!
    Primeiramente gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho!
    E segundo, gostaria de saber como faço para calcular a quantidade de litros da minha piscina.
    Obrigado!

  11. Prezados, estou com problema serio de alcalinidade alta na minha piscina. Neste final de semana constatei que está em 400ppm e já fiz númeras tentativas para abaixar e não consigo. Ao adicionar o redutor de PH e alcalinidade, meu ph vai a zero e a alcalinidade continua alta. Então, ao corrigir o ph, a alcalinidade sobe para patamar mais alto do que estava antes. Com isso, a cada procedimento, só eleva a alcalinidade. O que fazer ?

  12. Olá, tudo bem? Muito instrutivo o texto, mas estou com um problema (não muito grave) que parece ser difícil de resolver. A alcalinidade da minha piscina está em 100 ppm, o que parece ser o ideal. Mas o pH está acima de 7,8 e precisaria ser diminuído. Tenho receio que se eu usar um redutor de pH, vou acabar também diminuindo a alcalinidade. A solução dada no texto é de certa maneira inviável pra mim, pois não sei como vou fazer pra adicionar gás carbônico na água. Alguma sugestão? Obrigado por proporcionar esse espaço de solução de dúvidas!

    • Olá, Caio! Tudo ótimo! Como você está?
      A solução é esta mesmo! Adicionar o redutor de pH até que ele chegue perto de 7,4 e só então voltar a regular a Alcalinidade Total.
      Elevar a alcalinidade total não altera consideravelmente o pH da piscina e você pode fazê-lo depois sem problemas, ok?
      Qualquer dúvida que permanecer, fale com a gente! E considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀

  13. Parabéns pela atenção dada para todos nós que precisamos das orientações, essa equipe maravilhosa e bem preparada. DEUS Vós Abençoe.

  14. Boa tarde minha piscina esta com ph muito Alto, e alcalinidade estava 80….. eu joguei 500ml de redutor de ph pois minha piscina é 50 mil litros… mas o ph nao baixou….. aí no dia seguinte eu coloquei 1 kg de elevador de alcalinidade…. agora quero saber se volto a colocar o redutor de ph? E quanto tempo depois de ter colocado o elevador de alcalinidade? Pois meu ph ainda está muito Alto, está roxo…

  15. Equipe Pool Piscina

    Primeiramente, gostaria de agradecer por disponibilizar dicas tão valiosas para nós leigos e aventureiros em limpar a própria piscina ou profissionais que estão começando uma nova oportunidade de trabalho. São matérias ricas em detalhes.

    Em casa, estamos no final da obra, nossa piscina é em formato de raia” e tem uns 25 mil litros. Quando construímos deixamos sem água, para encher quando finalizasse a construção, o rapaz da construtora falou que tínhamos que enche-la. Só que no fundo ficou sujeira de obras como terra essas coisas… o material que caiu mais grosso eu consegui tirar, porém ficou alguns matinhos, galhos, pedrinhas e muita terra.

    Eu fiz a drenagem sem colocar nenhum produto, como a sujeira estava decantada no fundo e eu conseguia ver um pouco resolvi arriscar para tirar o mais grosso. Consegui limpar uma boa parte, mas quando começou a subir parei. Logo após essa limpeza eu fiz a medição do ph e cl estão no limite máximo, além disso ela está turva.

    Comprei a barilha, mas em pesquisa ao site descobri que precisa baixar primeiro o ph para depois tratar com a barilha.

    Então tratei com 100ml de clarificante, para tentar drenar novamente.

    Agora não sei como prosseguir… para baixar o cloro e o ph… quando posso usar a barilha, se posso continuar usando o clarificante.

    Essas são minhas duvidas…

    Desde já muito obrigada

    • Obrigado pelo comentário, Paula! Pessoas como você nos fazem seguir em frente com nosso trabalho do lado de cá! <3
      Com relação ao uso da Barrilha, acredito que você se confundiu pois ela tem justamente a função de elevar o pH.
      Quanto ao cloro, acredito que pode aguardar que ele desça naturalmente. Quanto ao pH, verifique seu valor e faça a correção com Elevador (Barrilha Leve) ou Diminuidor, ok?
      Qualquer dúvida que permanecer, fale com a gente aqui! E considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀

  16. Boa tarde, eu tenho uma piscina de 7mil litros e o meu ph ta 6,8 e a alcalinidade 0. Devo compra o bicabornato de sódio?

  17. Boa Noite.
    Tenho uma piscina com 40 mil litros.
    O PH mantem estavel em 7.6
    A alcalinidade em 40ppm
    O que aconselha, devo almentar a alcalinidade?
    Sendo que a agua que vem da rede e:
    ph 7 e alcalinidade 25ppm

  18. Olá! A partir do seu texto, peço-lhe esclarecimentos a partir do que adoto para manutenção da minha piscina. Historiando um pouco. A água da piscina é rica em magnésio, o seu abastecimento é feito com a água do rio que banha a área rural em questão, por isso, sempre apresenta alteração. Quando verifico no kit que o ph está na cor roxa , eu uso sulfato de alumínio para minimizar, ao passo que quando está baixo, uso barrilla. Estão corretas as ações? Obrigada!

  19. Boa noite

    Estou com uma dúvida, a alcalinidade da minha piscina se estabiliza com 7 mesmo jogando ph certo ela aumenta um pouco e dpois de alguns dias e volta no 7 o que deco fazer ?

    • Boa noite, Godoi! Obrigado pelo comentário!
      Apesar de estar um pouco baixa, a alcalinidade em 70 PPM é aceitável. De qualquer forma, não tem mistério: se quiser mantê-la entre 80 e 120 PPM é preciso adicionar mais Elevador de Alcalinidade. O que pode estar fazendo este valor descer é a sua fonte de abastecimento. Verifique a Alcalinidade Total da água usada para abastecer a piscina.
      Qualquer dúvida que permanecer, mande pra gente!
      E considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀

  20. Boa noite a equipe!!! Estou tratando de uma piscina de 120.000 litros de alvenaria com água de poço. Recentemente eu sequeira a mesma para lavar e após encher, a alcalinidade está muito alta, 400ppm já botei 15 litros de ácido muriático e nada!!! O que devo fazer??? Colocar mais ácido e recircular ou filtrar??? E por quanto tempo??? Obrigado.

    • Boa noite, Rafael! Obrigado pelo comentário!
      400 PPM? Como fez esta medição? Sugiro medir de maneira diferente para checar o resultado. De qualquer forma, pode deixar filtrando ou recirculando pois o efeito é o mesmo, ok? Depois de medir novamente, volte aqui e nos informe o resultado pois acho que está enganado.
      Se tiver mais dúvidas conte com a gente e considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀

  21. Caros . Bom Dia !! a agua da minha piscina esta com a alcalinidade alta e o PH baixo . Gostaria de uma dicao que posso fazer ? – resultados da busca

    • Simples, Ronaldo. Utilize o diminuidor de pH e alcalinidade para reduzir a alcalinidade. E, depois de conseguir a alcalinidade no valor ideal, vá elevando o pH com elevador de pH, ok?
      A diminuição do pH diminui também a alcalinidade total mas quando se eleva o pH a alcalinidade não vai junto.
      Considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀

  22. Site muito bom. gostei das dicas. Gostaria de saber qual a dosagem de ácido muriatico para redução da alcalinidade de 200ppm pra 100ppm? piscina de 86m3.

  23. Eu posso jogar os produtos juntos na agua da piscina o elevador da alcalinidade e o pH+?

    Qual o tempo para eu medir de novo, alcalinidade e o pH?

  24. Boa tarde.
    Gostaria de tirar uma duvida.
    Estou construindo uma piscina com Ionizador, o vendedor falou que eu não tenho que colocar nenhum produto, mas não acreditei muito.
    O ionizador elimina a necessidade de exatamente quais produtos ? Cloro, corretores de PH e alcalinidade, produtos anti algas ?
    Com o que realmente eu devo me preocupar.

    • Boa tarde, Diogo! Obrigado pelo comentário!
      O ionizador não elimina a necessidade de nenhum produto. O máximo que ele faz é reduzir a demanda de cloro na piscina.
      Na realidade, os ionizadores não eliminam a necessidade de oxidação na água já que não possuem esta ação. Os íons não são oxidantes! Não conseguem eliminar matérias orgânicas como urina, suor, fezes e etc.
      Como se não bastasse, a utilização de tratamento residual é obrigatória no país. É importante manter um residual de proteção na piscina.
      Considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀

  25. Olá, tenho uma piscina de fibra de 36.000 litros. Deixei ela fechada no inverno(esta com a agua verde) e agora estou tratando ela, já regulei a alcalinidade, porem o PH não baixa, já coloquei redutor de PH Genco, estabilizador, algicida e clarificante. Porem não decanta. Algum tratamento de choque para reduzir o PH?

    • Olá Jaime! Obrigado pelo comentário!
      Não tem mágica e não se pode atropelar os passos do processo. Para reduzir o pH a ideia é ir colocando o diminuidor até que o seu valor abaixe e fique em torno de 7,2.
      Se ele não abaixou não adianta colocar cloro, decantador e etc… Tudo tende a não funcionar corretamente quando o pH está muito alto.
      Siga colocando o diminuidor de pH e assim que ele abaixar você pode continuar com o tratamento da piscina verde, ok?
      Qualquer dúvida que permanecer, fale com a gente!
      Considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀

  26. Boa noite, tudo bem? Minha piscina não está muito legal o PH permanece baixo a alguns dias, mesmo colocando barriga o que devo fazer? A piscina tem em torno de 280 mil litros de água.

  27. tenho uma piscina de + ou – 20.000 lts, e ao medir a alcalinidade com o kit e colocar as gotas do indicador a agua do recipiente de teste já fica rosada, o que devo fazer?
    desde já agradesço.

    • Contar as gotas, José Pedro. Se mudar de cor na primeira gota sua alcalinidade total está muito baixa e aí é hora de adicionar o Elevador de Alcalinidade, também chamado de “Estabilizador de pH” ou “pH Certo”.

  28. Olá tudo bem? Parabéns pelo site, tem me ajudado bastante nesse início de tratamento da minha piscina.
    Tenho algumas dúvidas, agradeço se puder me ajudar.

    Uso o kit de teste de pH e cloro da genco. A parte do cloro, ela mede cloro livre ou total? Achei informações contraditórias sobre isso.

    A alcalinidade eu não achei o kit teste pra comprar, apenas os reagentes. Assim estou fazendo em um copinho de vidro transparente e meço 25ml em um medidor de remédio (novo). Isso é ok ou a largura é altura do recipiente influenciam no resultado?

    A água da rua aqui tem o pH muito alto e a da piscina ao invés de cair, sempre aumenta sozinha. Nunca consegui chegar a 7.2, mesmo usando redutor de pH por muitos ciclos. O que pode ser isso?
    Detalhe: o registro de retorno da água está com problema, portanto tem retornado sempre pela cascata.

    A água está visivelmente linda, cristalina.

    O que pode ser isso, hein? Por que o pH não baixaria?

    Obrigado.