Início Mundo Piscina Tratamento de Piscina Metais na água da piscina

Metais na água da piscina

Especialmente as piscinas abastecidas com água de mina, água de poço ou água de lago, é comum encontrá-las com uma tonalidade escura, quase preta.

Esta cor da água pode caracterizar a presença de metais na água! Geralmente é uma tonalidade do verde para o marrom que aparece minutos após a colocação do cloro.

Já falamos sobre a presença de metais na piscina em um vídeo e em alguns outros artigos. Hoje vamos falar um pouco mais sobre isso…

Como saber se tem metais na água?

Para saber se há metais na água, o ideal é realizar um teste de oxidação.

  • Utilize um recipiente plástico, preferencialmente branco, para coletar água da piscina. Nós utilizamos um copinho plástico.
  • Adicione cerca de uma colher de cloro na água.
  • Aguarde aproximadamente uma hora
  • Verifique a cor da água para saber se há e qual metal existe na água.

A água pode mudar de cor ou apresentar sólidos decantados, dependendo da quantidade de cloro você colocar.

Se a água se apresentar amarelada ou marrom, indica a presença de ferro.

Se a água se apresentar verde ou azul escuro, indica a presença de manganês ou cobre.

Metais decantados com a adição de cloro no copo

Estes metais, ferro, manganês e cobre, podem ser encontrados na água utilizada para abastecimento de piscinas, geralmente vindas de minas, poços ou lagos.

Para determinar o nível de cada metal é preciso realizar a análise em um laboratório especializado, entretanto, o teste descrito pode identificar se há ou não e, inicialmente, é isto que importa.

Água da piscina com ferro

Para acabar com a presença de ferro na piscina será necessário fazer um tratamento de choque com cloro na água.

  • Aplique cerca de 15 gramas para cada 1.000 litros de água na piscina.
  • Deixe a filtração ligada por cerca de 30 minutos e desligue a motobomba.
  • Aguarde cerca de 12 horas e veja se a coloração escura decantou. Em caso positivo basta aspirar drenando. Em caso negativo, repita o procedimento adicionando logo em seguida o decantador de sua preferência. (Não utilize sulfato de alumínio!)

Aspirando os metais da piscina

Lidando com piscinas com água rica em metais

Caso não queira se preocupar com a presença de metais na água da piscina, conte com uma empresa especializada no tratamento de piscinas.

Em geral, estas empresas já estão acostumadas a lidar com a limpeza de piscinas abastecidas com água rica em metais.

Esperamos que você tenha gostado do artigo. Para saber mais sobre o tratamento de piscinas com água rica em metais, confira os links:

Se sua piscina está marrom, mas não com cor de ferrugem, confira nosso artigo onde falamos sobre o tratamento da água da piscina marrom. Neste, tratamos a piscina utilizando somente o cloro e o decantador comum:

Qualquer dúvida que tenha ficado você pode sanar utilizando o campo de comentários logo abaixo. Grande abraço e até a próxima!

O conteúdo desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.

9 COMENTÁRIOS

  1. bom dia estou com duvida decantei a picina e desceu muita sujeira, mas ficou tipo uns farelo espalhados na agua que se encontra cristalina [ a agua vem da lagoa]

  2. Boa tarde!
    Instalei uma piscina de plastico de 12mil L e tenho problemas constantes com ela. O caseiro informou que a água que estamos utilizando possui reação com o cloro. Fui a loja comprar produtos e me indicaram o produto para retirar os metais da água, após ajustar alcalinidade e PH. Apliquei o produto, a noite, após 2 dias enchendo. Para minha surpresa, no outro dia a piscina amanheceu com as impurezas ao chão, porém ficou verde. Gostaria de saber como devo proceder. Não coloquei algecida e cloro ainda.

  3. Minha piscina apresentou teor elevado de cobre e ferro… A água vem da rede pública e é tratada normalmente, até chegar à piscina, que é coberta e aquecida. E possível que tenha ficado mais elevado o teor, por excesso de sulfato de cobre, que é a base dos algicidas mais utilizados?

    • Os produtos com cobre geralmente não conseguem elevar a pontos preocupantes os níveis de metais na água, Ronaldo. Contudo, é sim uma possibilidade que ao menos alguma parte do metal encontrado na piscina seja proveniente dos produtos químicos usados.

  4. Olá. Meu nome é Willian e estou com um problema na piscina da.minha casa. Sempre utilizei produtos da marca hth para manutenção. Após algum tempo fui instruído a utilizar o algicida da marca genco, o qual falaram que era melhor. Após essa troca a fibra da piscina ficou toda manchada e não consigo mais remover a mancha. A mancha sai apenas quando esfregamos a parte verde de uma bucha na piscina com muita força. Vocês teriam alguma idéia de como corrigir o problema? Consigo enviar uma foto de piscina pra vocês olharem? Fiz o teste do metal na água conforme informado no site e aparentemente não tem metal na água. Obrigado.

    • ola willian nesse caso você deve ter misturado algicida com algum outro produto ele nunca pode ser colocado na mesma hora tem q esperar um tempo longo a melhor solução e usar genquest um produto para remoção dessa macha você encontra em qualquer loja de piscina eu recomendo o da genco, zere o ph da água e coloque o genquest em sua piscina não entre por dois a três dias e depois e só dar uma escovada que as manchas saem.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Favor inserir seu comentário!
Favor inserir seu nome aqui.