Início Mundo Piscina Piscinas com borda infinita – Veja como funcionam

Piscinas com borda infinita – Veja como funcionam

3 minutos de leitura.

Dentro do nosso nicho, que é a área de piscinas, existe um item que tem feito, já a algum tempo, nosso queixo cair…

Vamos falar hoje de um truque utilizado na construção da piscina que faz com ela transforme sua casa num verdadeiro cenário de filme: a piscina com borda infinita.

É um pequeno detalhe que faz com que a borda da piscina se misture à paisagem e faz com que você tenha a impressão de que a piscina não tem fim.

Vamos falar então dos segredos da borda infinita.

Como fazer uma piscina com borda infinita? Ficou curioso? Continue lendo…

Borda infinita na piscina

Antes de construir sua piscina com borda infinita, é interessante que observe a localização do sol!

Piscina com borda infinitaIsso mesmo!

Posicionado a piscina na parte noroeste do seu terreno, a piscina permite vislumbrar o pôr do sol de uma maneira estonteante!

Este simples detalhe faz com que o cenário fique ainda mais bonito!

Além de mergulhar, tomar sol e relaxar no spa, admirar o horizonte figura entre os programas possíveis em torno desta piscina da foto ao lado.

A piscina com borda infinita fica ainda mais bonita quando se tem um declive no limite do terreno.

Tirar proveito dele, em geral, é a melhor opção para realizar o sonho de ver um pôr do sol maravilhoso em casa!

Como construir a piscina com borda infinita

Existem algumas diferentes maneiras de se construir uma piscina com a borda infinita. Vamos ver algumas delas…

Tipos de borda infinita para piscina

Construção da piscina com borda infinita1
O desejo de tirar proveito da vista tornou a borda infinita de piscinas bastante popular.

Para fazer este tipo de borda em sua piscina, é necessário tomar alguns cuidados, como a existência de um sistema para o retorno da água que transborda – ao cair na calha, ela é recolhida por um cano, direcionada a um reservatório, filtrada e impulsionada de volta ao tanque com uma bomba.

Mas dá para obter o mesmo efeito de modo mais simples: utiliza-se a chamada “falsa borda infinita”, eliminando inclusive a motobomba de retorno da água para a piscina.

Conheça em detalhe as duas alternativas…

2
Versão simplificada da borda infinita.

A água transborda apenas se houver movimentação na superfície.

Ao escorrer, desemboca numa calha de 50 cm de profundidade, preenchida com pedriscos.

Consegue-se o mesmo visual da versão tradicional, porém com execução simplificada e mais em conta.

Quando o nível da água baixa, basta encher a piscina novamente, como se faz numa piscina comum…

3
Versão tradicional.

Aqui, uma motobomba de piscina faz com que a água transborde e volte à piscina continuamente.

Adotar esse sistema pode encarecer a obra em cerca de 10%, valor gasto com tubulações e bomba extras, além da construção do reservatório (este, porém, é dispensável).

Para finalizar selecionei algumas imagens de piscinas com borda infinita para vocês se deliciarem e até mesmo tirar idéias para construir a sua própria piscina com este efeito…

Imagens de piscinas com borda infinita

Espero que tenha gostado das informações sobre piscinas com borda infinita.

Para passar a palavra adiante, compartilhe nas redes sociais!

E para sanar qualquer dúvidas sobre este tipo de bordas de piscinas, inicie a conversa utilizando o campo de comentários logo abaixo!

O conteúdo desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.

23 COMENTÁRIOS

  1. Oi estou costruindo minha própria piscina, ela tem oito jatos de hidromassagem e borda infinita devo colocar três motobombas? Uma para filtragem, uma para o reservatorio da borda infinita e uma para os jatos de hidromassagem?

    • Bom dia, Daniel!
      O ideal seria sim, ter estas três motobombas, cada uma para uma função diferente. Economizar neste momento significa perder em qualidade. Só tome cuidado e pegue as orientações com quem entende pois a construção de piscinas com borda infinita não é uma coisa tão simples como parece. Muita coisa pode dar errado e o efeito da água escorrendo por cima da borda por acabar não ficando como se espera.
      Qualquer dúvida que surgir, fale conosco! E considere apoiar nosso financiamento coletivo! 😀

  2. Jeferson, o reservatório não é indispensável mas para fazer a borda infinita sem ele, é preciso que o cocho seja grande o suficiente para fazer o papel do reservatório. A construção deste tipo de piscina é uma atividade que exige uma boa bagagem de experiência. Até algumas das grandes empresas de construção de piscinas evitam a construção de piscinas de borda infinita pois são muitas variáveis e se algo der errado o defeito pode ficar muito “visível”, gritante para quem está vendo. Por isso nosso conselho é contar com empresas realmente experientes caso queira construir uma piscina com borda infinita. Quem nos dá suporte no tocante à construção de piscinas com borda infinita é o pessoal da Brasil Piscinas. (Não ficou claro a questão dos tijolos maciços… Pode ser mais claro?)

  3. Ola o reservatorio é indispensavel ou posso fazer na propria calha um pequeno reservatorio de retorno,pode ser feita pscina de tijolos maciço,obrigado

    • Thiarles, o ângulo é para deixar a borda mais fina e com controle mais fácil, além de aumentar a área efetiva com água apenas. Se a borda for reta, vai dar pra perceber ela por baixo, e certamente, haverá locais onde a água não estará fluindo corretamente, áreas secas, comprometendo o visual. É mais fácil controlar uma borda fina na linha e no nível que uma superfície inteira como um peitoril.
      Além disso, como já citei, a piscina fica maior, dando a impressão que a água acaba sem explicação. Fica muito mais bonita!
      http://www.arkdesign.com.br

    • Varia de acordo com a piscina, Pedro. Depende da piscina e de alguns outros fatores como o efeito que se quer ter com a borda infinita. Se quiser uma cascata na borda, é preciso um reservatório maior. Se o desejo for ter a água somente escorrendo, ao invés de uma verdadeira cascata, o reservatório pode ser menor. Mas existem vários cálculos pra determinar estes números. Vou escrever um pouco a respeito disso em breve.

  4. Bom dia!!
    Possuo uma piscina com Borda infinita e térmica, porem a Lona térmica não para em minha piscina devido a borda se estender por toda lateral.
    Há alguma dica ou acessório que possa me ajudar? Atualmente estou amarrando a lona mas fica feio e os ganchos no piso acabam ficando perigoso.
    Qual a solução possível??

  5. boa noite, estou tentando realizar esse sonho ,algumas duvidas
    1 pode ser feita na piscina de fibra?
    2- li em outro blog que a medida do reservatorio tem que ser 5% da capacidade da piscina isso procede?
    3- a mesma bomba da piscina e a mesma usada para retirar a agua do reservatorio e coloca-la de volta na piscina?
    obrigado

    • Respondendo suas questões, Wendell:

      1. Pode sim mas é bem complicado pois demanda muita adaptação. Quase que um serviço artesanal.
      2. Não procede pois o tamanho do reservatório varia de acordo com uma série de fatores
      3. Não. O ideal é que se tenha uma motobomba específica para retirar a água do reservatório e voltar com ela para a piscina já que esta transferência muitas vezes demanda uma vazão incrivelmente grande.
    • oi
      então,
      1 – não é recomendável. O ideal é revestimento cerâmico mesmo. O encaixe da borda de vinil ocupa volume na borda, que já é fina, deixando ela muito complicada e frágil, além disso pressupõe o peitoril, o que não é recomendável. Fora isso, a parte seca e parte molhada geram dificuldades na execução.
      2 – A capacidade vai ser relativa a quantas barrigadas vcs vão dar, e quanta água ela vai deslocar, e quantas na sequência, a ponto de deslocar volume considerável em linearidade de borda e não por pessoas; Assim, é relativo, não existe formula pois não existe padrão de comportamento.
      3 – bomba automática com bóia de ativação, fazer um trecho rebaixado com a bomba nele, sem pedriscos, ou abaixo de grelha.Ela vai ativar toda vez que entrar água. Nâo é um material caro, nem o sistema. Só que se o fluxo for muito grande, ela pode demorar a retornar o total, cf o tamanho da bomba.
      http://www.arkdesign.com.br

  6. Olá Boa tarde, sou lojista de piscina, atuo na linha de fibra, estou com uma cliente que construiu uma piscina de borda infinita, não foi eu…, mas esta com problema de transbordamento da borda, utilizei valvulas de retenção para estancar o derramamento da borda como sabemos a calha fica abaixo do nível da piscina, você pode me auxiliar para resolver este problema. Obrigado

  7. Boa noite, a bomba para fazer a agua retornar para a piscina depois de cair na calha é independente da bomba normal da piscina? Como executar essa instalaçao?

      • Ou seja não poderia usar a bomba de retorno ou não pode água sobre o vinil? Não entendi o motivo de não poder fazer de vinil. Poderia explicar melhor o motivo de não poder fazer de borda infinita? Grata desde já.

        • As piscinas de vinil podem sim ter uma borda infinita mas demanda uma personalização maior, Camila.
          Quanto à bomba, na maior parte das vezes é preciso uma bomba muito potente para criar-se um efeito legal que realmente dê a impressão de que a borda é infinita. Se usar a própria bomba do filtro este efeito fica impossível de ser criado. É aquela coisa: “Pode, mas não deve usar a mesma bomba do filtro.”

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Favor inserir seu comentário!
Favor inserir seu nome aqui.